O PERFIL DOS EGRESSOS DE ENGENHARIA MECÂNICA FORMADOS PELO PPC DE 2004: ANÁLISE SOBRE ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E SUAS PERCEPÇÕES
Abstract
Tendo em vista a elaboração do novo Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Ceará (UFC) para 2020 e a necessidade de o mesmo refletir com eficácia um panorama moderno de ensino de engenharia e as expectativas do mercado para a formação de novos profissionais, o presente trabalho foi desenvolvido visando avaliar as percepções de alunos formados durante a vigência do PPC de 2004 sobre a qualidade da formação do engenheiro mecânico da UFC, bem como possibilidades de modernização e melhoria do ensino. Para isso foi feita uma revisão bibliográfica e foram coletados dados sobre os alunos formados que ingressaram a partir de 2005, através de um questionário online composto de 26 perguntas. O questionário utilizado foi adaptado de trabalhos pesquisados, visando garantir certo direcionamento e padronização. Os dados obtidos pela pesquisa revelaram um egresso bem inserido no mercado de trabalho, com cerca de 81% de egressos trabalhando, porém, insatisfeito com as condições de trabalho na área, principalmente tratando-se de oportunidades de carreira e remuneração, e que faz algumas críticas à estrutura curricular do curso, apontando deficiências e pontos a se melhorar. Com suas opiniões e sugestões foram elencadas algumas propostas para atingir esse objetivo.