ENSINO DE ESTRUTURAS TRELIÇADAS VIA COMPETIÇÃO DE PROTÓTIPO DE PONTE

Authors

  • Jefferson Rodrigues-Silva Instituto Federal de Minas Gerais
  • Niltom Vieira Junior Instituto Federal de Minas Gerais

Keywords:

Competição de Protótipos Ponte, Treliças, Educação STEAM

Abstract

A Competição de Protótipo de Ponte (CPP) é defendida para o ensino de análise estrutural de treliças. Apesar de praticada no Ensino Médio e no Ensino Superior em cursos engenharia, sua conceptualização, alinhamento metodológico e curricular são divergentes e escassos na literatura. Assim, realizamos uma revisão bibliográfica narrativa com o objetivo de preencher essa lacuna, triangulando o marco teórico da CPP, relatos de experiências, a Educação STEAM (sigla do inglês para interdisciplinaridade entre Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Humanidades e Matemáticas), as metodologia ABP e gamificação, e as Diretrizes Nacionais Curriculares (DCN) para o Curso de Engenharia no Brasil. Como resultado, estabeleceram-se definições conceituais, procedimentais e avaliativas no sentido de auxiliar os professores e pesquisadores a desenvolverem e pesquisarem a CPP de forma alinhada com a DCN vigente e a Educação STEAM. Concluiu-se que a CPP é promissora para o ensino interdisciplinar de Engenharia de outras áreas STEAM.

Author Biographies

  • Jefferson Rodrigues-Silva, Instituto Federal de Minas Gerais
    Graduado e mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Doutorando em Educação pela Universitat de Girona (UdG). Professor Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Arcos :onde Já ocupou as funções de Representante local da Assessoria de Relações Internacionais (ARINTER), Presidente do Comitê de Educação a Distancia (CEAD) e Chefe do Departamento de Engenharia Mecânica. Instância na The Hague University of Applied Sciences (Países Baixos) e foi professor visitante no Cégep de Trois-Rivières (Canadá). Pesquisa educação em engenharia, formação de professores, educação STEAM.
  • Niltom Vieira Junior, Instituto Federal de Minas Gerais
    Pós-doutor em informática na educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutorado e mestre em engenharia elétrica, bacharelado em engenharia elétrica e direito, licenciatura em matemática e física. Professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Arcos, onde já atuou como diretor de ensino, chefe do departamento de ciências aplicadas, coordenador da pós-graduação em docência e do bacharelado em engenharia mecânica. Coordenou projeto de cooperação internacional (Brasil-França) em educação profissional e tecnológica na área da indústria eletroeletrônica. Recebeu em 2013 dois prêmios Mercosul de Ciência e Tecnologia por pesquisas voltadas à educação em ciências (conferidos pela UNESCO e CNPq).

Published

2022-08-17