ENSINO DE PROCESSOS DE SOLDAGEM POR MEIO DE REALIDADE AUMENTADA

Authors

  • Lucia Helena Guimarães Cardoso Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • José Roberto Pereira Centro de Instrução Almirante Graça Aranha – CIAGA

Keywords:

Simulador, Solda, Eletrodo revestido, Tecnologia

Abstract

A aplicação da tecnologia eletrônica por meio de simulação em realidade aumentada no processo de soldagem com eletrodo revestido, favorece a aceleração da aprendizagem na formação de técnicos, graduandos das áreas de engenharias, soldadores iniciantes, bem como no treinamento em situações específicas de profissionais experientes em soldagem. A realidade aumentada é uma tecnologia inovadora, cuja principal característica é preservar o ambiente real e inserir elementos para simulação de atividades. O simulador é composto por uma central de processamento no formato de uma máquina de solda para maior sensação de realismo, oferecendo comandos e opções de operação análogos aos reais, tochas para diversos processos de soldagens, peças de trabalho e capacete com duas microcâmeras de alta resolução para o reconhecimento dos códigos de realidade aumentada, bem como luzes de LED para manter constante a iluminação ambiente. O capacete possui ainda um display interno através do qual o aprendiz visualiza toda a simulação, permitindo que o mesmo solde exatamente como seria executado no processo real. O treinamento ocorre de forma segura, sem riscos, sem impactos ambientais e sem desperdícios de recursos.

Author Biographies

  • Lucia Helena Guimarães Cardoso, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    Graduada em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006), Engenheira Civil pela Universidade Estácio de Sá (2021), mestre em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (2008), doutora em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (2011). Atualmente é docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/CTUR. Em pesquisa, tem experiência na área de dinâmica e estática das estruturas, bem como em nanomateriais. Atuou como docente de graduação e pós-graduação da Universidade Estácio de Sá (2018-2022) e na Escola Técnica do Arsenal de Marinha (2012-2020), contribuindo na formação de técnicos e no treinamento dos cursos para operadores de solda por meio de simulador dos processos de soldagem em eletrodo revestido e TIG (Tungsten Inert Gas).
  • José Roberto Pereira, Centro de Instrução Almirante Graça Aranha – CIAGA

    Graduado em Engenharia Eletrônica pela Escola Técnica Federal Celso Suckow da Fonseca, atual CEFET – RJ (1974), MBA em Gestão Empresarial pelo CEFET – RJ (2001), Licenciatura Plena em Física pela UCAM (2006), Pós Graduado em Gestão de Projetos pela UCAM (2009). Ganhador do Prêmio Liceu de Tecnologia de 1980 e do Prêmio CREA de 2017. Atualmente é docente na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) do CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha). Atuou como docente na Escola Técnica do Arsenal de Marinha (2010-2020), lecionando nos cursos técnicos de Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica e Estruturas Navais, e em cursos de especialização em Automação e Refrigeração. Possui mais de 40 anos de experiência na área industrial, tendo gerenciado departamentos de Engenharia, Projetos, Manutenção e Telecomunicações em diversas empresas de grande porte, nacionais e multinacionais.

Published

2022-08-18