ESTUDO DE CASOS E O ENSINO DE ÉTICA NAS ENGENHARIAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Authors

  • Pedro Bruno Silva Lemos Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Sandro César Silveira Jucá Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Solonildo Almeida da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Keywords:

Estudo de casos. Ética. Ensino de Engenharias

Abstract

No contexto hodierno, verifica-se uma exígua produção científica a respeito da eficácia e da adequabilidade das metodologias utilizadas no ensino de ética em cursos de Engenharias. Em especial, observa-se a necessidade de pesquisas acerca do estudo de casos, principal metodologia aplicada em propostas de ensino direcionadas para a abordagem dos aspectos éticos da atuação profissional do engenheiro. Isto posto, o presente artigo objetiva analisar e discutir propostas de ensino de ética nas Engenharias centradas no uso do estudo de casos. Para tanto, esse trabalho foi pautado na realização de uma revisão integrativa nas bases online de publicações científicas Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Web of Science. A análise dos artigos e trabalhos publicados em anais de eventos internacionais evidenciou a relevância do estudo de casos para a formação ética em cursos de Engenharias. Foi identificada, em adicional, a importância da implementação de propostas de ensino que associem a aplicação do estudo de casos à adoção de metodologias que possibilitem aos estudantes a identificação dos aspectos sociais, econômicos e ambientais que permeiam o exercício profissional do engenheiro contemporâneo. Por fim, a revisão da literatura atestou a escassez de pesquisas sobre temática abordada em língua portuguesa, o que revela a importância de trabalhos posteriores que discutam a utilização da supramencionada metodologia de ensino no contexto dos cursos brasileiros de Engenharias.

Author Biographies

  • Pedro Bruno Silva Lemos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
    Doutorando em Ensino (RENOEN) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza-CE, Brasil. Servidor Técnico Administrativo em Educação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
  • Sandro César Silveira Jucá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
    Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Maracanaú-CE, Brasil.
  • Solonildo Almeida da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
    Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza-CE, Brasil.

Published

2022-09-05