METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: APRENDIZAGEM BASEADA EM EXPERIÊNCIAS (ABEX)

Authors

  • Elisangela Pinheiro Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Ivo Dickmann Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Unochapecó.
  • Felipe Martins Muller Univerisidade Federal de Santa Maria/UFSM

Keywords:

engenharia de produção, aprendizagem por competências, aprendizagem baseada em experiências.

Abstract

As metodologias ativas tem sido aplicadas por Instituições de Ensino Superior (IES) como forma de inovar no ensino e atender a uma nova proposta para os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) e suprir algumas lacunas identificadas no ensino das engenharias. Neste sentido, este estudo, visa apresentar a metodologia de ensino ABEx (Aprendizagem Baseada em Experiências) no curso de Engenharia de Produção, a estrutura pensada da matriz para uma formação por competências. Trata-se de uma pesquisa básica de caráter descritivo que visa apresentar a estrutura do curso de Engenharia de Produção e como objetiva formar profissionais pautado em competências, habilidade e atitudes conforme demanda de mercado. Como resultado, é possível identificar a transversalidade da matriz e a multidisciplinariedade no curso e como a disciplina de ABEx, proporciona experiências, conhecimentos, habilidades e atitudes de um futuro profissional em Engenharia de Produção, que desde o primeiro período do curso, pode trocar experiencias em um ambiente profissional, com profissionais, em uma situação real. A matriz curricular reformulada e as aulas sendo executadas com diferentes metodologias de ensino.  E por fim, professores sendo capacitados pela IES, que oferece uma especialização em metodologias ativas.

Author Biographies

  • Elisangela Pinheiro, Universidade Comunitária da Região de Chapecó
    Professora na Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ) e coordenadora do curso de Engenharia de Produção. Tem experiência na área de Qualidade, Normatizações, Estatística, Pesquisa Operacional, Planejamento e Controle da Produção e Redes Neurais Artificiais, atuando principalmente nos seguintes temas: produção, plano de controle, ISO/TS 16949, qualidade, otimização de processos, comissionamento de usinas fotovoltaicas, geração de energias renováveis (solar fotovoltaica) e redes neurais artificiais.
  • Ivo Dickmann, Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Unochapecó.
    Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecõ - UNOCHAPECÓ.
  • Felipe Martins Muller, Univerisidade Federal de Santa Maria/UFSM
    Professor titular da Universidade Federal de Santa Maria, no Departamento de Computação Aplicada do Centro de Tecnologia e no Departamento de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.

Additional Files

Published

2023-06-05