ENSINO DAS ETAPAS DE PRODUÇÃO DE CONCRETO: METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP)

Authors

  • Sérgio Trajano Franco Moreiras Universidade Estadual de Maringá
  • João Ricardo Stevanato Araújo Universidade Estadual de Maringá

Keywords:

Metodologias ativas para o ensino de engenharia civil, aula prática de execução de concreto, traço do concreto, adensamento do concreto, consistência do concreto e, material para as formas de concreto

Abstract

Nas metodologias tradicionais de ensino os egressos dos cursos de engenharia civil não se graduam com as habilidades de raciocínio lógico, de interdisciplinaridade e de relações humanas satisfatórias para resolver os desafios profissionais. Na metodologia de ensino de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) estas habilidades são desenvolvidas a partir de um problema prático proposto pelo docente. Nesse sentido o presente trabalho propôs para os acadêmicos da disciplina de Laboratório de Materiais de Construção II a execução de blocos de concreto de aresta igual a dez centímetros. De cada trabalho os quesitos avaliados foram o traço empregado, o material das formas, a consistência do concreto e o adensamento. A partir da tabulação dos dados foi possível perceber que 43% dos alunos empregaram o traço em volume (1:2:3:a/c). Este traço fornece boa resistência mecânica e um bom teor de argamassa em comparação com os demais. Quantos as fôrmas 48 % realizaram os projetos com forma de madeira. Dos materiais empregados este foi o único que aliou resistência, estanqueidade e indeformabilidade.  Quanto ao adensamento, 64 % dos alunos apresentaram corpos de prova sem falhas superficiais. Os demais alunos receberam a explicação de como realizar a atividade de forma correta. Todos os acadêmicos trabalharam com os conceitos de produção de concreto de forma prática e intuitiva. Com isso, gera-se um mecanismo de cognição nos acadêmicos distintos ao gerado nas metodologias tradicionais e o ensino se torna mais efetivo.

Author Biographies

  • Sérgio Trajano Franco Moreiras, Universidade Estadual de Maringá

    Sérgio Trajano Franco Moreiras - Doutor em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP) no ano de 2014. Especilista em “Arte, Cultura e Criação” pelo SENAC no ano de 2008. Especialista em “Design de interiores” pela UNIPAR no ano de 2007. Mestre em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP) no ano de 2005. Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP) no ano de 1997. Professor do Departamento de Tecnologia da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ desde 2005. Professor do programa de mestrado em Sustentabilidade desde 2015. Atualmente os principais assuntos de interesse são as pesquisas em Bambu como material de construção e aplicações da metodologia de aprendizagem baseada em problemas para o ensino da engenharia.

  • João Ricardo Stevanato Araújo, Universidade Estadual de Maringá

    João Ricardo Stevanato Araujo - Engenheiro Civil pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÀ (2022).  Participou do projeto de pesquisa institucional da UEM intitulado “Práticas de metodologia de aprendizagem baseada em problemas para o curso de engenharia civil”.

Published

2023-06-05