DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA APRENDIZAGEM DE DIMENSIONAMENTO DE VIGA RETANGULAR EM CONCRETO ARMADO

Authors

  • Luan Lima Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Murilo Silva Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Lucas Barboza Centro Universitário Adventista de São Paulo

Keywords:

Ferramenta Pedagógica, Análise Estrutural, Tecnologia de informação e comunicação, Estrutura de Concreto

Abstract

Com o avanço da tecnologia a forma de se obter informação foi se transformando em um processo cada vez mais dinâmico. Visando se adaptar a essa tendência, este trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta que permita a análise estrutural de vigas de concreto armado, de forma interativa com uma aplicação educacional. A metodologia aplicada é baseada no modelo de simulação e eventos discretos apresentada por Banks (2010). Adotando-se, para tal, ferramentas populares e de fácil acesso como os programas Excel e Word. Analisando-se os resultados obtidos pelo programa quando comparados a outros modelos já consolidados, é possível concluir que o seu desempenho é satisfatório tendo resultados próximos aos programas TQS©, Alto Qi – Eberick© e CypeCad©. Em pesquisa, realizada com 22 alunos do Centro Universitário Adventista de São Paulo, o ensino-aprendizagem promovido pela ferramenta foi considerado no mínimo importante para 86% dos usuários na compreensão do cálculo e tomada de decisão, otimizando seu processo de aprendizagem.

Published

2023-06-05