MAPEAMENTO DE CONTEXTOS EDUCACIONAIS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE METODOLOGIAS ATIVAS EM CURSOS DE ENGENHARIA
Keywords:
Metodologias ativas, institucionalização, engenharia, documentos oficiais, Projeto Pedagógico do Curso.Abstract
O contexto educacional no ensino superior tem recebido alterações, principalmente quanto ao processo de ensino-aprendizagem. Nesta pesquisa, o principal objetivo foi mapear a implementação das estratégias de metodologias ativas registradas nos documentos oficiais dos cursos de engenharia da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Campus Theodomiro Carneiro Santiago, com foco na institucionalização dessa metodologia no ensino superior. A questão norteadora do estudo foi a seguinte: como as inovações nas metodologias de ensino têm ocorrido desde a implantação dos cursos de graduação em engenharia da Universidade Federal de Itajubá no Campus de Itabira? Por meio da abordagem qualitativa e pesquisa exploratória, foi realizado um estudo de caso com as seguintes etapas: pesquisas bibliográfica e documental, elaboração do mapa de evidências para análise da incidência das metodologias ativas nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), análise dos dados coletados, elaboração de relatório e de artigo para divulgação dos resultados. Observou-se que a implantação das estratégias de metodologias ativas ocorreu gradualmente, alinhando o novo papel do docente e do discente no processo de ensino-aprendizagem. Os principais resultados foram: contribuição aos membros de Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) dos cursos analisados e de outros da mesma área de outras instituições a partir da divulgação dos resultados em artigos e relatórios; impacto na formação acadêmica do bolsista; e norteamento às instituições de ensino para cumprimento das legislações. Dessa forma, a inserção das metodologias ativas nas estruturas dos PPCs tem contribuído para o desenvolvimento pessoal e profissional dos discentes, impactando diretamente na qualidade do ensino ofertado pela Unifei.