A ROBÓTICA COMO MOTOR DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL

Authors

  • Francisco de Assis Souza Alexandre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Auzuir Ripardo de Alexandria Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Keywords:

Robótica educacional, Ensino-aprendizagem, Eletroeletrônica.

Abstract

Por muitos anos, o processo de ensino-aprendizagem teve na aula expositiva a principal maneira de transmitir o conhecimento. Por essa metodologia o conteúdo é apresentado pela exposição contínua de um professor e, na grande maioria das vezes, não há interação direta com os alunos, já que muitos deles apenas ouvem e anotam pontos supostamente pertinentes. Uma boa notícia é que existem formas de trabalhar algumas dessas dificuldades apresentadas e enfrentadas por docentes e discentes. A robótica, nesse aspecto, desponta como grande ferramenta de desenvolvimento educacional uma vez que, através dela, os estudantes podem explorar novas ideias, descobrir novos caminhos na aplicação de conceitos adquiridos em sala de aula e na resolução de problemas, desenvolver a capacidade de elaborar hipóteses, investigar soluções, estabelecer relações e tirar conclusões. Assim, esse artigo tem como objetivo apresentar as possibilidades da robótica no processo de ensino-aprendizagem, levantar atividades desenvolvidos nessa área pelo campus Caucaia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE, bem como visualizar a percepção dos alunos do último semestre do curso técnico integrado de Eletroeletrônica em relação ao ensino da robótica nas suas atividades do dia a dia. Fica claro, com base nos dados levantados e na pesquisa realizada, diversos benefícios da robótica no processo de ensino-aprendizagem e o quanto a educação ainda pode evoluir e se tornar mais direcionada para as necessidades modernas do mercado e mais atrativa para os alunos. Bons exemplos e modelos não faltam. A robótica educacional, com todas as suas aplicações, traduz muito bem onde e como pode-se avançar. Uma disciplina plural, acessível, que consegue envolver pessoas de várias idades, que entrega resultados rápidos e mensuráveis, que trabalha diversas habilidades e inteligências e que, acima de tudo, resgata as novas gerações para o aprendizado.

Author Biographies

  • Francisco de Assis Souza Alexandre, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
    Mestre em Energias Renováveis pelo Instituto Federal do Ceará, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Unichristus e em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente doutorando em ensino da rede Nordeste de Ensino (RENOEN). A pesquisa do mestrado teve como tema: Análise dos indicadores de inteligência e sustentabilidade na cidade de Fortaleza/CE segundo a norma ISO 37120. Já a pesquisa de graduação abordou um Modelo de custos de transporte de gás natural adsorvido para regiões não servidas por gasodutos. Durante parte da graduação fui bolsista da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e membro fundador da Empresa Júnior da Engenharia de Produção Mecânica (Proativa Jr.). Entre 2004 e 2019 atuei em cargos de liderança na JBS, indústria brasileira de produção de couros, passando por setores de engenharia, produção, laboratório, metrologia, qualidade e comercial. Desde 2019 atuo como docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal do Ceará (IFCE - Campus Caucaia), onde ministro aulas nos cursos técnicos de Logística, Eletroeletrônica, Metalurgia, Química e Segurança do Trabalho e no Bacharelado em Engenharia de Produção. Atualmente além de ministrar aulas no campus estou como Coordenador do curso de Engenharia de Produção.
  • Auzuir Ripardo de Alexandria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
    Possui graduação em Engenharia Elétrica (1993) e Bacharelado em Ciências da Computação (1994) pela Universidade Federal de Campina Grande, mestrado (2005) e doutorado (2011) em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará. Atuou em empresas locais entre 1993 e 2005, nas áreas industrial e de desenvolvimento de hardware e software. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Fortaleza, departamento da Indústria, desde 2003. Participou da elaboração do curso de Engenharia Mecatrônica onde atuou como coordenador. Participa como docente permanente nos Programas de Pós-graduação em Engenharia de Telecomunicações e em Energias Renováveis. Como pesquisador, atua nas linhas de Inteligência Artificial, Aprendizado de máquina, Visão Computacional, Robótica Móvel, Engenharia Biomédica e Automação Industrial, coordenando e orientando diversos projetos em nível técnico e superior. É líder dos grupos de pesquisa de Simulação Computacional do IFCE e membro do Laboratório Maxwell do IFSP.

Published

2023-11-17