CONTRIBUIÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA PARA CURSOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Keywords:
metodologia ativa, competência, engenharia de produçãoAbstract
O presente trabalho possui como objetivo avaliar a contribuição das metodologias ativas no desenvolvimento de competências dos alunos de engenharia de produção por meio de uma revisão sistemática. A revisão considerou as publicações da área vinculadas ao ENEGEP, SIMPEP, COBENGE, Revista Produção Online, Gestão & Produção, Production, BJO&PM e Revista de Ensino de Engenharia (ABENGE), entre os anos de 2016 a 2023 (publicados até agosto). Foi possível elencar as metodologias ativas mencionadas nos trabalhos e relacionar a aplicação de metodologias ativas ao desenvolvimento de habilidades e competências. Identificou-se o destaque do ENEGEP, SIMPEP e do COBENGE em relação à quantidade de publicações ao longo do recorte temporal, bem como a ênfase da área de engenharia de operações e processos. As metodologias ativas mais identificadas foram PBL, gamificação e sala de aula invertida, já as competências mais citadas foram a capacidade de formular e conceber soluções; projetar e analisar produtos, sistemas e processos; implantar, supervisionar e controlar as soluções de engenharia; comunicar de maneira eficaz e trabalhar e liderar equipes multidisciplinares. Com relação às competências de maior deficiência relacionam-se à compreensão de fenômenos físicos e químicos e à ética profissional. Portanto, por meio das análises realizadas, a pesquisa possibilitou a reflexão acerca da importância das metodologias ativas de ensino diante das Diretrizes Curriculares Nacionais, bem como sua influência sobre o desenvolvimento de habilidades e competências.Downloads
Published
2024-05-05
Issue
Section
Artigos