INTEGRAÇÃO ENTRE PESQUISA-ENSINO-EXTENSÃO: APLICAÇÃO NA DISCIPLINA DE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

Authors

  • Camila Fabrício Poltronieri Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Nelson Dias da Costa Júnior Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • José Carlos Toledo Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Maico Roris Severino Universidade Federal de Goiás (UFG)

Keywords:

Engenharia de Produção, Metodologia Ativa, Processo de Desenvolvimento de Produtos

Abstract

Os cursos de engenharia têm apresentado um número considerável de evasão, ao mesmo tempo a utilização de metodologias ativas tem se propagado e pode ser um dos meios de reter a desistência dos alunos pelo curso de engenharia. Outra forma a ser considerada é a inserção da extensão ao longo do curso como forma de proporcionar ao aluno a experiência prática, incentivando o mesmo a mesmo antes de se formar, poder aplicar os conhecimentos adquiridos. Em busca de tornar o ensino mais dinâmico e proporcionar a junção entre ensino-pesquisa-extensão, esse artigo relata um projeto que ocorreu dentro da disciplina de Processo de Desenvolvimento de Produtos do curso de Engenharia de Produção em uma universidade pública brasileira localizada no centro oeste do país e envolveu uma comunidade extrativista. Através disso, os alunos puderam colocar em prática o conhecimento teórico aprendido durante a disciplina, além de desenvolver a habilidade de trabalho em grupo, de se comunicar de forma clara, passando seus conhecimentos para a comunidade externa que não tinha o conhecimento teórico que eles tinham, além de ampliar a percepção do foco de atuação de um engenheiro de produção. Por parte da comunidade, foi importante essa participação, pois juntamente com o projeto de pesquisa e com as contribuições vindas dos alunos da disciplina, está em fase de desenvolvimento equipamentos que irão trazer maior produtividade e segurança para eles. Por fim, apresenta-se uma proposição de integração entre ensino-pesquisa-extensão que pode servir de apoio para aplicação em outras disciplinas.

Author Biographies

  • Camila Fabrício Poltronieri, Universidade Federal de Goiás (UFG)
    Graduada em Engenharia de Produção Agroindustrial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, campus São Carlos/SP (2005). Mestrado (2014) e doutorado (2018) realizado em Engenharia de Produção pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - EESC/USP. Atuou durante aproximadamente cinco anos em empresas na área de Melhoria Contínua. Foi docente do curso de Engenharia de Produção da Unifeg - Centro Universitário da Fundação Educacional de Guaxupé/MG. Desde 2018 é docente do curso de graduação em Engenharia de Produção e desde 2022 do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção - PPGEP da Universidade Federal de Goiás - UFG, campus Aparecida de Goiânia/GO. Pós-doutoranda pela Unesp/Guaratinguetá sob supervisão de Otávio José de Oliveira, pesquisando a Relação dos sistemas de gestão da ISO com sustentabilidade. As principais áreas de atuação são qualidade, sustentabilidade e desenvolvimento de produtos.
  • Nelson Dias da Costa Júnior, Universidade Federal de Goiás (UFG)
    Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Goiás (UFG), MBA em Gestão Empresarial da Universidade Cruzeiro do Sul e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com área de concentração em Engenharia de Operações e Processos Industriais e linha de pesquisa em Engenharia e Desenvolvimento de Produtos e Processos. Experiência como Gestor de Microempresa do ramo de Serviços Gráficos, atuando na gestão estratégica do negócio, política de preços, gestão de finanças, estoques etc. Experiência também como Estagiário na área de Engenharia de Manutenção de uma multinacional produtora de fertilizantes, atuando na gestão de indicadores, controlando e reportando à gerência e demais líderes. Também no mesmo setor, experiência como Programador, com atuação no Planejamento e Controle de Manutenção (PCM). Professor de pós-graduação na disciplina de Gerência de Manutenção no MBA em Engenharia de Produção, Gestão da Qualidade e Processos da FacUnicamps. Atualmente servidor público concursado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) no cargo de Engenheiro/Área: Produção, lotado no Departamento Técnico (DETEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Campus Aparecida de Goiânia (CAP).
  • José Carlos Toledo, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
    Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1993) e especialização em TQM pela AOTS/JUSE, Japão (1990). Atualmente é professor titular do Departamento de Enga. de Produção e do PPGEP da UFSCar. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da Qualidade e Gestão do Desenvolvimento de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de gestão da qualidade, gestão do processo de desenvolvimento de produto, controle e melhoria de processos, gestão da qualidade na agroindústria, sistemas de gestão da qualidade para unidades de produção rural, ferramentas para melhoria contínua da qualidade, gestão da qualidade e acreditação em serviços de saúde.
  • Maico Roris Severino, Universidade Federal de Goiás (UFG)
    Possui graduação em Engenharia de Produção Agroindustrial (2003), mestrado em Engenharia de Produção (2006) e doutorado em Engenharia de Produção (2012) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), do Campus Aparecida de Goiânia (CAP), da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Regional Goiânia, atuando no curso de graduação de Engenharia de Produção e nos Programas de Pós-Graduação Profissional em Engenharia de Produção (PPGEP) e Administração Pública (PROFIAP), modalidade mestrado. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase atuando principalmente nos seguintes temas: economia solidária, organização do trabalho, cooperativismo, autogestão, incubação; estratégia de produção, planejamento e controle da produção, gestão da cadeia de suprimentos e sustentabilidade.

Published

2024-06-03