APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE BOMBAS HIDRÁULICAS POR MEIO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM

Authors

  • Marcos Alves Fontes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Otávio Floriano Paulino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Keywords:

educação à distância, máquinas de fluxo, bombas centrífugas

Abstract

Este estudo investiga a implementação de um objeto de aprendizagem com o propósito de facilitar a compreensão e promover uma aprendizagem significativa sobre bombas hidráulicas. O objeto de aprendizagem, desenvolvido no Google Slides, foi elaborado com uma abordagem multimídia, integrando textos, imagens, vídeos e podcasts, com o intuito de proporcionar uma experiência de aprendizado envolvente e completa. Os usuários têm a oportunidade de explorar tanto os conceitos teóricos quanto os exemplos práticos de dimensionamento de bombas centrífugas, sendo estimulados a aplicar ativamente os conhecimentos adquiridos. Como forma de avaliar a qualidade do objeto de aprendizagem, foi elaborado um questionário objetivo, para que os alunos pudessem contribuir ao fornecer feedbacks importantes sobre suas percepções. Os resultados apontam para uma ampla aceitação (94%) por parte dos usuários, sugerindo que a utilização deste recurso educacional pode desempenhar um papel significativo na melhoria da aprendizagem sobre bombas hidráulicas, preparando os estudantes de Engenharia Mecânica para os desafios profissionais futuros neste campo e área de atuação.

Published

2024-06-03