Mapping approaches to games and playful activities in Teaching Production Engineering: an analysis of ENEGEP Work (1996-2023)

Authors

Keywords:

Engineering Education, Games, Production engineering, ENEGEP, Teaching Methodology

Abstract

In the literature, innovative pedagogical methods can be found, such as the use of games and recreational activities, which have proven effective in improving learning and developing practical skills in Production Engineering. This article analyzes the incorporation of games and recreational activities in the teaching of Production Engineering through a review of the papers presented at the National Meeting of Production Engineering (ENEGEP) between 1996 and 2023. The objective is to identify the trends, methodologies and results associated with these pedagogical approaches. The analysis reveals a wide variety of games and recreational tools used to teach concepts such as Logistics, Production Planning and Control, in addition to promoting general skills such as leadership and decision-making. An interdisciplinary application is also observed, with the inclusion of Administration classes in some studies. Since 2015, there has been a trend towards a decrease in the use of specialized software and an increase in interest in board games that simulate production and management situations. Although games have been well received and considered effective, teachers’ lack of familiarity with these tools may limit their adoption and student engagement. To promote broader integration of these methods, the creation of a detailed guide that compiles and provides guidance on the application of games and playful activities could be effective. This could facilitate the adoption of these strategies in higher education, enriching the educational process and better preparing students for future professional challenges.

Author Biographies

  • Lucelindo Dias Ferreira Junior Reis, Universidade Federal do Ceará

    Professor do Magistério Superior no curso de Engenharia de Produção  e do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisador na área de Desenvolvimento de Produtos, Ergonomia e Educação em Engenharia.

  • Joanderson de Almeida Reis Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

    Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará; Graduado em Licenciatura em Matemática - Universidade de Uberaba; foi monitor de Cálculo Diferencial e Integral I - DCEX; e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES. Atuou também como professor dos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

  • Letícia Kevillan de Carvalho Oliveira, Universidade Federal do Ceará

    Engenheira de Produção - Universidade Federal do Ceará

References

ALTHOFF, T.; COLZANI, T. A.; SEIBEL, S. A dinâmica da montadora de canetas - uma simulação baseada em jogos de empresas no ensino da Engenharia de Produção. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009. Anais… Salvador: ABEPRO, 2009.

ANHÊ, C. C. S. et al. Lean Challenge Game: um jogo didático para o ensino de engenharia de produção utilizando conceitos de lean manufacturing e da qualidade. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2020. Anais… Paraná: ABEPRO, 2020.

BOER, F. G.; TORRES, I. S.; MARIANO, I. C. Aplicação de um jogo didático para apoio no ensino de Estatística na disciplina de Projeto de Experimentos. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2014. Anais… Curitiba: ABEPRO, 2014.

BONATTI, H. et al. Aprendizagem Baseada em jogos (GBL) para o ensino de balanceamento de linha no curso de Engenharia de Produção. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2019. Anais… Santos: ABEPRO, 2019.

BRAGA, L. A. et al. Desenvolvimento de um jogo educacional sobre Lean Manufacturing em um software de simulação. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2017. Anais… Joinville: ABEPRO, 2017.

BRUM, K. F.; PURCIDONIO, P. M. .Aplicação de uma dinâmica para apoio no ensino de desenvolvimento do método na disciplina de Engenharia de Métodos. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2016. Anais… João Pessoa: ABEPRO, 2016.

BRANDINO, M. S.; GIL, M. E.; GOMES, R. R. M. Desenvolvimento e aplicação de gamificação para os alunos da turma de logística da Universidade Federal de Viçosa campus de Rio Paranaíba. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2020. Anais… Paraná: ABEPRO, 2020.

CASTRO, D. V. et al. Fatores contextuais críticos para o sucesso da aplicação de atividades lúdicas na elevação dos conhecimentos sobre produção enxuta: um estudo de caso. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2012. Anais… Bento Gonçalves: ABEPRO, 2012.

CÓ, F. A.; CÓ, M. A.; MERIGUETI, B. A. O “Heyjunka didático”: um jogo interdisciplinar que auxilia na elevação da aprendizagem sobre a produção enxuta. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2008. Anais… Rio de Janeiro: ABEPRO, 2008.

CÓ, F. A. et al. A “Fábrica de Lanternas”: um jogo simulado gerando ensino lúdico e aprendizagem vivencial sobre as linhas de produção. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2011. Anais… Belo Horizonte: ABEPRO, 2011.

CUNHA, E. J.; LIMA, R. S. O jogo da cadeia de suprimentos: uma proposta econômica e prática para a simulação de conceitos logísticos em salas de aula. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2004. Anais… Florianópolis: ABEPRO, 2004.

DEPEXE, M. D. et al. Apresentação de um jogo didático como ferramenta de apoio ao ensino da produção enxuta. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2006. Anais… Fortaleza: ABEPRO, 2006.

ESPANHA. Proposição e elaboração de um serviço para uso de jogos em sala de aula. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2023. Anais… Fortaleza: ABEPRO, 2023.

FERREIRA, J. B. R. Atividade lúdica como estratégia de ensino do Planejamento e Controle da Produção (PCP). In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2006. Anais… Fortaleza: ABEPRO, 2006.

GENNARO, C. K. et al. Proposta de jogo educacional em grupo para o ensino de controle de processos especiais a alunos de Engenharia de Produção. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2017. Anais… Joinville: ABEPRO, 2017.

INFANTE, R. P. et. al. Proposta de um jogo educacional em grupo para o ensino de controle estatístico do processo na Engenharia de Produção. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2017. Anais… Joinville: ABEPRO, 2017.

JUNIOR et al. Aplicação de jogo de tabuleiro para ensino da manufatura enxuta: análise de aspectos de aprendizagem. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2023. Anais… Fortaleza: ABEPRO, 2023.

MACHADO, A. C. M. et al. A utilização de práticas da Psicologia para um ensino criativo e envolvente: o uso de dinâmicas de grupo em cursos gratuitos de planejamento. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2001. Anais… Salvador: ABEPRO, 2001.

MATTOS, C. A. Integração da tecnologia da informação no ensino: aplicando a abordagem do Learning by doing através de jogos de simulação no contexto dos Sistemas de Informações (ERP). In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2015. Anais… Fortaleza: ABEPRO, 2015.

MEDEIROS, J. C. G; MENEZES, H. A. F. Quiz produção, dinâmica didática desenvolvida em um projeto de monitoria com o objetivo de promover ganhos no processo de ensino-aprendizado nas aulas de introdução à Engenharia de Produção do curso de Engenharia de Produção Mecânica - UFPB. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2014. Anais… Curitiba: ABEPRO, 2014.

MORAES, L. P. et al. Melhoria na qualidade de ensino dos cursos de graduação e pós-graduação de Engenharia de Produção utilizando o Lean Board Game ®. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2013. Anais… Salvador: ABEPRO, 2014.

NAJAM, A. Rethinking Engineering Education for the 21st Century: Embracing Interdisciplinarity and Innovation. Liberal Journal of Language and Literature Review, v. 1, n. 01, p. 1-11, 2023.

NILSEN, G. F. et al. Metodologia de Aprendizagem Ativa: o uso de jogos de empresas como facilitador no processo de aprendizagem, motivação, envolvimento e percepção da prática. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2019. Anais… Santos: ABEPRO, 2019.

OLIVEIRA, M. S.; LEAL, F.; PINHO, A. F. Aprendizagem Baseada em Projeto gamificada: uma aplicação em sala de aula. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2020. Anais… Paraná: ABEPRO, 2020.

PIANA, J.; ERDMANN, R. H. Jogos empresariais: uma avaliação na Universidade Técnica de Lisboa. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2011. Anais… Belo Horizonte: ABEPRO, 2011.

PINHEIRO, M. A.; JUNIOR, P. S. C.; CHWIF, L. Aplicação de ferramentas de simulação no curso de MBA Gestão de operações da Fundação Carlos Alberto Vanzolini: o ponto de vista discente. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2005. Anais… Porto Alegre: ABEPRO, 2005.

QUINTILHANO, S. R.; SCHIAVI, A. C. P. A.; TONDATO, R. aplicação de Role Play Game (RPG) como metodologia ativa no curso de engenharia de produção da utfpr – câmpus londrina. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2020. Anais… Paraná: ABEPRO, 2020.

RODRIGUES, S. M.; TAVARES, T. M.; ELIAS, S. J. B. Aplicação e avaliação do jogo didático “Fábrica de Canetas” em sala de aula. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2019. Anais… Santos: ABEPRO, 2019.

RUIZ, M. A. L.; GIACAGLIA, G. E. O. Uma análise dos jogos de tabuleiro no ensino da Engenharia de Produção–CICTED. In: Proceedings of the Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento. Anais... Taubaté., 2017.

SANTANA, E. B. et al. Aprendizagem ativa: desenvolvimento de um jogo didático para compreender e aplicar a ferramenta de padronização. Revista Produção Online, v. 23, n. 1, p. 4961-4961, 2023.

SATOLO, E. G. Modelo de simulação aplicado ao conceito da produção enxuta no ensino de engenharia de produção. Revista Gestão Industrial, v. 7, n. 2, 2011.

SATOLO, E. G. Modelo de simulação aplicado ao conceito da produção enxuta no ensino de Engenharia de Produção. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2011. Anais… Belo Horizonte: ABEPRO, 2011.

SILVEIRA, R. F.; HEINECK, L. F. M. Discussões sobre o tempo de setup através de um jogo didático - jogo do andaime. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2007. Anais… Foz do Iguaçu: ABEPRO, 2007.

WEISE, A. D. et al. A influência de um software simulador na disciplina de Engenharia Econômica. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2013. Anais… Salvador: ABEPRO, 2013.

Published

2025-05-15