DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DIDÁTICO PARA PRÁTICA DE MEDIÇÃO UTILIZANDO RÉGUA E PAQUÍMETRO
Keywords:
aplicativo, aprendizagem, GODOT, laboratório virtual, paquímetro, régua, metrologiaAbstract
O manuseio de um sistema de medição é fundamental para a área da metrologia, em especial para os profissionais das Ciências Exatas. Em razão dos altos custos de montagem e manutenção de um laboratório de metrologia completo, a construção de laboratórios virtuais se apresenta como uma alternativa acessível, voltada ao fortalecimento da aprendizagem na referida área, por meio de simulações de medição com a utilização dos instrumentos de medição existentes. O contato reduzido dos alunos com os instrumentos e sistemas de medição, restrito ao laboratório, também é uma das dificuldades encontradas. Uma alternativa para superar esses entraves é a utilização de plataformas de programação, capazes de replicar, em ambiente virtual, a realidade do laboratório. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um aplicativo para Android e Windows, no ambiente GODOT, destinado à simulação da régua e do paquímetro, nos sistemas inglês e métrico. Tais instrumentos apresentarão ao usuário orientações do processo de medição, cuidados a serem tomados e todo o passo a passo para a obtenção do resultado de medição. Em relação ao desenvolvimento do aplicativo denominado METROLAB, utilizou-se o ambiente virtual GODOT para sua criação, no qual foram incorporadas imagens reais dos instrumentos em cenas de simulação. Em relação aos dados obtidos, pode-se observar a eficácia do aplicativo, principalmente pela sua característica de usabilidade e navegabilidade. A sua aplicação como material de apoio da disciplina pode auxiliar no processo de aprendizagem de seus usuários. Por fim, conclui-se a relevância da criação de laboratórios virtuais como recurso de apoio à formação profissional, favorecendo um aprendizado mais eficaz e dinâmico. Além disso, tais ambientes contribuem para o desenvolvimento da confiança dos usuários e para uma maior familiaridade com os sistemas de medição abordados neste trabalho.
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