GOVERNANÇA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO

Authors

  • Marcos Paulo Lallo Sartori UNICAMP
  • Emília Wanda Rutkowski
  • Ana Maria Goes Monteiro
  • Ana Elisa Spaolonzi Assis
  • Antonio Carlos Zuffo

Keywords:

Governança, educação, estratégias de ensino, conhecimento.

Abstract

O artigo apresenta estratégias de governança que podem ser utilizadas no processo de formação do engenheirono Brasil. A partir da definição de governança e das competências dos egressos de engenharia no país, quatro estratégias são analisadas como práticas didáticas. A análise foi realizada por meio dacompilação de estratégias de trabalho utilizadas em sala de aula e de experiências que mais se aproximam da governança, bem como da avaliação da pertinência de suas práticas em cursos superiores, em específico, nos cursos de engenharia. O método, tanto para a reunião de estratégias de trabalho eexperiências, como para a avaliação da pertinência, tomou como base as publicações relacionadas ao tema e à experiência prévia dos autores. As estratégias selecionadas se mostraram viáveis não apenas aos cursos de engenharia, mas também para aqueles cursos que objetivem a autoformação tanto do professor como do aluno, ao abordarem situações inesperadas sob uma visão moderna e multidisciplinar do ensino.

Author Biography

  • Marcos Paulo Lallo Sartori, UNICAMP
    Possui graduação em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo (2009), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Foi bolsista da Agência de Cooperação Internacional Japonesa no curso Wastewater Treatment Techniques realizado no Japão em 2014. Estudante de Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas, na área de concentração de Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais. Atua com Gestão da Qualidade e Responsabilidade Socioambiental na Unidade de Negócio Norte da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, atualmente coordena grupo de Levantamento de Aspectos e Impactos Socioambientais. Tem experiência em gestão ambiental, saneamento, gerenciamento de recursos hídricos, responsabilidade socioambiental, gestão de projetos, captação de recursos financeiros e gestão da qualidade com foco em ISO 14.001.

Published

2016-07-17