CÁLCULO INFINITESIMAL PARA UM CURSO DE ENGENHARIA

Authors

  • Tânia Cristina Baptista Cabral
  • Roberto Ribeiro Baldino

DOI:

https://doi.org/10.5335/ree.v25i1.216

Abstract

Neste artigo foi elaborada uma análise crítica do ensino de cálculo ministrado pelos departamentos de matemática nos cursos de engenharia, mostrando que os infinitésimos comparecem nas concepções espontâneas dos alunos e que o ensino pela via exclusiva dos limites cria dificuldades e exclusões. Discuti-se a questão da legitimidade dos infinitésimos como objeto de ensino e exemplificamos casos em que os raciocínios pela via dos infinitésimos são mais adequados às aplicações. Traz-se exemplo de sala de aula e apresentamos a proposta didático-pedagógica que estamos desenvolvendo nas componentes temáticas de matemática da UERGS, Guaíba. Finalmente é exposta brevemente a fundamentação dessa proposta baseada na psicanálise de Lacan e na filosofia de Hegel.

Published

2008-07-27

Issue

Section

Artigos