UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA SUPORTE NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS

Authors

  • Walber Medeiros Lima Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Caraúbas, Departamento de Ciências Exatas e Naturais
  • Moisés Dantas dos Santos Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Computação Científica, Centro de Informática
  • Waldir Leite Roque Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Computação Científica, Centro de Informática
  • Rômulo da Silva Lima Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Computação Científica, Centro de Informática
  • Raul Renner Martins de Sá Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Computação Científica, Centro de Informática
  • Diego Albertin Meira Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Computação Científica, Centro de Informática

Keywords:

Ferramenta computacional, ensino-aprendizagem, Equações Diferenciais Parciais, MATLAB.

Abstract

As equações diferenciais parciais (EDPs) constituem parte fundamental na formação dos estudantes das áreas de exatas e engenharias, representando um instrumento de grande potencial para modelagem de problemas. Uma característica que as tornam particularmente complexas para os alunos, principalmente os iniciantes, é o fato de terem que lidar com conceitos teóricos que demandam grande capacidade de abstração, e muitos não conseguem correlacionar esses conceitos à modelagem e a aplicações práticas. Como consequência, observam-se elevados índices de desmotivação e repetência nesse componente curricular. Neste trabalho, será apresentada e discutida uma ferramenta computacional com interface gráfica no GUIDE do MATLAB®, como recurso didático, visando melhorar o processo de ensino-aprendizagem das EDPs. A ferramenta permite realizar simulações específicas para visualização com uso de gráficos 2D e 3D, como no caso da distribuição de calor em uma barra finita, utilizando os métodos da separação de variáveis e das diferenças finitas. Embora a ferramenta ainda esteja sendo desenvolvida, a aplicação da mesma em sala de aula já mostrou que houve uma maior motivação e interesse dos alunos pela disciplina, permitiu uma maior capacidade de assimilação dos conceitos e, por conseguinte, conduziu os alunos a uma aprendizagem significativa, reduzindo o tempo de maturação desses conceitos, contribuindo, assim, para uma menor taxa de reprovação e evasão.

Author Biographies

  • Walber Medeiros Lima, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Caraúbas, Departamento de Ciências Exatas e Naturais
    Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2006), mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2008) e doutorando em Engenharia Mecânica na Universidade Federal da Paraíba.  Atualmente, é professor assistente no curso de Engenharia Elétrica, Departamento de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) – Campus Caraúbas. Possui experiência nas áreas de instrumentação e controle. Atua principalmente no seguinte tema: ligas com memória de forma.
  • Moisés Dantas dos Santos, Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Computação Científica, Centro de Informática

    Graduado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (2003), mestre em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande (2005) e Doutor em Ciência e Engenharia do Petróleo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Computação Científica, Centro de Informática, Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Tem experiência na área de Matemática e atua principalmente nos seguintes temas: Matemática Aplicada, Simulação Numérica de Reservatórios, Recuperação Avançada de Petróleo e Eletromagnetismo Aplicado.

  • Waldir Leite Roque, Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Computação Científica, Centro de Informática
    Graduado em Física pela Universidade Federal da Paraíba (1978), mestre em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1982), PhD em Matemática Aplicada pela University of Cape Town (South Africa, 1986) e com pós-doutorado na University of Karlsruhe (Germany, 1990) e no Research Institute for Symbolic Computation (Áustria, 1991). Foi pesquisador visitante na Carnegie-Mellon University (1998) e atualmente é professor titular no Departamento de Computação Científica, Centro de Informática, Universidade Federal da Paraíba, tendo trabalhado como docente na UFRGS, UFSC, UnB e UEL. Tem experiência nas áreas de Modelagem Matemática e Computacional e Física-Matemática.
  • Rômulo da Silva Lima, Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Computação Científica, Centro de Informática

    Atualmente aluno do Bacharelado em Matemática Computacional, Departamento de Computação Científica, Centro de Informática, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

  • Raul Renner Martins de Sá, Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Computação Científica, Centro de Informática
    Atualmente aluno do Bacharelado em Matemática Computacional, Departamento de Computação Científica, Centro de Informática, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Diego Albertin Meira, Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Computação Científica, Centro de Informática
    Atualmente aluno do Bacharelado em Matemática Computacional, Departamento de Computação Científica, Centro de Informática, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Published

2016-07-18