CONHECIMENTO SOBRE PATENTES NA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: UMA EXPERIÊNCIA METODOLÓGICA

Authors

  • Cristina Gomes de Souza
  • Ignez Maria Ferreira Sarmento
  • Ricardo Alexandre Amar de Aguiar
  • Leydervan de Souza Xavier

DOI:

https://doi.org/10.5335/ree.v25i2.225

Abstract

Engenharia é a área de conhecimento responsável por grande parte da inovação e desenvolvimento tecnológico de um país. A propriedade intelectual é um mecanismo criado para proteger o conhecimento, sendo capaz de proporcionar vantagens competitivas e retorno econômico. Através de um documento de patente também é possível obter informações tecnológicas que permitem identificar o estado da técnica e tendências tecnológicas, sendo considerado importante instrumento de inteligência competitiva. Embora outros países incentivem a cultura da propriedade intelectual desde a educação fundamental, no Brasil muitas vezes esse tema não é abordado nem mesmo na educação superior. Só recentemente, com a criação de Núcleos de Propriedade Intelectual em algumas universidades, é que se observam ações de disseminação procurando conscientizar os pesquisadores quanto à necessidade e à importância da proteção do conhecimento. O objetivo do artigo é apresentar a inserção do tema propriedade intelectual na metodologia adotada na disciplina Desenho de Máquinas do curso de Engenharia Industrial Mecânica do Cefet/RJ, onde os alunos desenvolvem projetos de máquinas por eles concebidas, tendo de realizar uma busca no banco de patentes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Published

2008-07-27

Issue

Section

Artigos