METODOLOGIA COMPLEMENTAR DE APRENDIZAGEM DA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA COM BASE NA ANÁLISE ENERGÉTICA DE UMA MICRORREDE ISOLADA

Authors

  • Stefanie Bator Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • João Batista Dias UNISINOS

Keywords:

Plataforma de ensino, energia solar fotovoltaica, análise energética.

Abstract

O objetivo deste trabalho foi criar um ambiente virtual como metodologia complementar de aprendizagem da energia solar fotovoltaica, denominado “plataforma de pesquisa e ensino a distância”. Tal metodologia foi desenvolvida a partir das análises elétrica e energética de uma microrrede híbrida fotovoltaica isolada, com estocagem de energia, em funcionamento na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). A partir das análises, foram elaboradas atividades práticas e aplicadas aos alunos da disciplina “Energia Solar Fotovoltaica”, do curso de Engenharia de Energia. A microrrede alimenta uma carga com perfil de consumo energético diário programável, desenvolvido para representar uma residência padrão de uma comunidade. A potência fotovoltaica total instalada é de 570 W pico, utilizando-se duas tecnologias de módulos fotovoltaicos (monocristalino e multicristalino), inversor senoidal puro, controladores de carga e banco de baterias. Como resultado, constatou-se que a microrrede está funcionando de forma adequada e que, através do acesso às medições, diversos estudos e análises podem ser realizados, auxiliando o entendimento do sistema. A metodologia e nível das tarefas propostas mostraram-se coerentes, tendo aceitação por parte dos alunos.

Author Biography

  • Stefanie Bator, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
    Graduação em Engenharia de Energia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bolsista de Iniciação Científica CNPq do núcleo de pesquisas PPG Engenharia Mecânica, na área de energia solar fotovoltaica.

Published

2018-08-30