O artigo tece considerações a respeito da transversalidade aplicada ao ensino de Engenharia Ambiental. Parte-se do pressuposto de que a complexidade dos temas ambientais não pode ser resolvida e exemplificada por métodos e técnicas estanques, tão pouco pela somatória destes. Assim, acredita-se que o ensino de Engenharia Ambiental deve compreender a universalidade que responde aos problemas relacionados a esta temática. Para fundamentação teórica do princípio da transversalidade, articularam-se conhecimentos da Ciência Educação com interesses de uma proposta multidimensional da Engenharia Ambiental da UNESP - Campus de Rio Claro-SP. Tomou-se como referência a concepção e implantação de um projeto em andamento intitulado: “Programa de Gestão Ambiental de Águas e Resíduos (ProGAmAR)”, cujo objetivo precípuo foi vincular problemáticas cotidianas da temática ambiental com os conteúdos programáticos de disciplinas específicas da graduação. No que tange aos princípios da transversalidade, percebeu-se o quanto o mesmo pode nortear o ensino de Engenharia Ambiental para uma formação integrada, necessária para responder às questões dessa área multidisciplinar do conhecimento. Por se tratar de um projeto em andamento, as considerações a respeito dos seus resultados finais demandam reflexões posteriores a ser discutidas futuramente.