Aluno como ativo e não ativo em Ambiente Virtual de Aprendizagem em uma disciplina do curso de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília: 2005-2009

Autores/as

  • Otacílio Antunes Santana
  • José Imaña Encinas
  • Luciana Roberta Tenorio Peixoto

DOI:

https://doi.org/10.5335/ree.v30i2.1305

Resumen

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) permite o acompanhamento dos atores envolvidos no processo educacional. O objetivo desse trabalho foi quantificar e qualificar o tempo do aluno como ativo ou não ativo no AVA comparando as suas notas obtidas. A classificação ativo foi quando o aluno logado participava do fórum, chat ou avaliações; e não ativos, quando estavam logados e não participavam nas atividades. Foram analisados 388 alunos, de 10 turmas semipresenciais da disciplina de Metodologia da Pesquisa Florestal durante o período de 2005 a 2009. Os dados confirmaram a hipótese de que o aluno ficando mais tempo em contato com a disciplina, como ativo no AVA, fez com que os alunos melhorassem sua nota final. A quantidade de downloads (aluno não ativo) realizados pelos alunos também influenciou positivamente em suas notas finais.

Publicado

2012-06-03

Número

Sección

Artigos