MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS DOS FORMANDOS DA ESCOLA POLITÉCNICA DA USP

Autores/as

  • Osvaldo Shigueru Nakao
  • Mario Neto Borges
  • Eduardo Pinheiro de Souza
  • José Aquiles Baesso Grimoni

DOI:

https://doi.org/10.5335/ree.v31i1.1280

Resumen

As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em engenharia estabeleceram que os currículos devem ser estruturados em competências e habilidades ao invés de conteúdos. Este artigo apresenta um estudo de caso feito na Escola Politécnica da USP sobre o mapeamento de competências com uso de uma metodologia inovadora. O artigo trabalha preliminarmente o conceito de competência previsto nas Diretrizes e o seu entendimento na academia, particularmente nos cursos de graduação em engenharia. A metodologia denominada Mapcom é descrita em detalhes como um processo que permite a identificação e mensuração de um conjunto de competências alinhadas com objetivos estratégicos. No presente estudo, foram consideradas competências comportamentais para se avaliar formandos da Epusp de 2002 e 2003. Os resultados demonstram que o atual processo de formação educacional e profissional orienta para um perfil alinhado com as demandas das organizações em prejuízo a uma expectativa da comunidade politécnica em formar um perfil empreendedor.

Publicado

2012-06-15

Número

Sección

Artigos