PROJETO DE NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA DIMINUIR O ÍNDICE DE REPROVAÇÃO EM CÁLCULO 1 NAS ENGENHARIAS

Autores/as

  • Etereldes Júnior Gonçalves DMAT/CCE/UFES

Palabras clave:

Nivelamento em matemática, Índice de reprovação, Cálculo 1, Cotas, Inclusão social.

Resumen

Trata-se de um relato de experiência de um projeto de ensino do Programa Institucional de Apoio Acadêmico da Pró Reitoria de Graduação intitulado “Nivelamento em Matemática”, realizado na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Foi elaborada uma atividade diagnóstica e lecionada, durante este período, a disciplina de Matemática Básica 1, tendo em vista uma experiência bem sucedida no curso de Matemática da mesma Universidade relatada por Sartim (2002), por meio de aulas expositivas, além de monitorias presenciais e virtuais para alunos que ingressariam no segundo semestre de 2016 em algum curso de engenharia do Centro Tecnológico. O objetivo era diminuir o índice de reprovação em Cálculo 1 nos cursos de Engenharias que tem aumentado significativamente, como aponta Mattedi et al. (2013), desde a adoção do sistema de cotas na UFES em 2008 e aumentar as chances de sucesso dos alunos que apresentavam defasagem na formação básica em matemática. Os alunos, de modo geral, acharam ótima a experiência e concordaram que o projeto deveria ser realizado novamente.

Biografía del autor/a

  • Etereldes Júnior Gonçalves, DMAT/CCE/UFES

    Etereldes Gonçalves Júnior – Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002). Mestre em matemática pela Universidade Federal Fluminense (2004). Doutor em Matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (2009) período em que recebeu o prêmio de aluno nota 10 da FAPERJ. Professor efetivo da UFES desde 2008. Atuou na UFES como chefe de departamento, presidente da Comissão de política Docente do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão e atualmente é coordenador do colegiado do curso de Matemática do CCE/UFES e integra o Conselho de curadores da UFES. Coordenador do projeto de ensino "Nivelamento em Matemática" do Programa Institucional de Apoio Acadêmico da PROGRAD/UFES. Desenvolveu trabalhos de pesquisa em ensino de engenharia publicados nos COBENGES de 2013 e 2014.

Publicado

2019-07-13