A DISCIPLINA TECNOLOGIA DE ENSINO DE ENGENHARIA COMO OPÇÃO DE FORMAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA POLITÉCNICA DA USP

Autores/as

  • Luciana Guidon Coelho Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • José Aquiles Baesso Grimoni Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Formação de professores, Pedagogia universitária, Educação em engenharia.

Resumen

Este artigo apresentará a disciplina de pós-graduação chamada Tecnologia de Ensino de Engenharia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Essa disciplina é uma opção dentro da primeira etapa de um programa da Universidade e tem por objetivo principal aprimorar a formação do pós-graduando para atividade didática de graduação – Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE). Esse programa é obrigatório para estudantes que têm bolsa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e opcional para os demais. A disciplina oferece uma formação pedagógica básica para os alunos de pós-graduação, que são, em sua maioria, da Escola Politécnica (engenheiros), mas também podem ser oriundos de outras unidades da Universidade. Os alunos matriculados na disciplina entre 2011 e 2015 responderam a uma pesquisa online que tinha por fim obter sua opinião sobre a disciplina e entender se ela está alcançando seus objetivos. Da coorte inicial de 354 alunos, 94 responderam ao questionário (taxa de resposta de 26,5%). Praticamente metade dos respondentes já exerce a docência e a maioria concorda que a disciplina foi importante para suas carreiras no magistério, e acredita que a formação pedagógica para professores de engenharia é importante.

Biografía del autor/a

  • Luciana Guidon Coelho, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
    Doutoranda na Escola Politécnica da USP, bolsista CNPq (2013 até o presente momento). Mestre em Ciências (Engenharia Elétrica - Sistemas Eletrônicos), com bolsa CAPES, pela Escola Politécnica da USP (2012), possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Computação pelo Instituto Mauá de Tecnologia (2007). Tem interesse no tema ensino e educação em engenharia, especialmente formação de professores.
  • José Aquiles Baesso Grimoni, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
    Possui graduação em Engenharia Eletrica pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1994) e livre docente em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2006) . Atualmente é professor livre-docente da Universidade de São Paulo, foi diretor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP de 2007 a 2011. É coordenador do curso de graduação em engenharia elétrica - ênfase em energia e automação elétricas da Epusp desde 2012. É revisor das revistas : Revista IEEE América Latina, - Neurocomputing (Amsterdam) , - IEE Proceedings. Generation, Transmission & Distribution , - Revista Brasileira de Agroinformática , - International Journal of Power & Energy Systems e - IEEE Transactions on Power Systems . Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Geração, Transmissão e Distribuição da Energia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: energia, proteção, transformadores, ensino e educação.

Archivos adicionales

Publicado

2018-04-13