PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL NA PUC MINAS – BARREIRO

Autores/as

  • Everaldo Bonaldo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Fernando Júnior Resende Mascarenhas
  • Juliana Torres de Oliveira Bonaldo
  • Ricardo Siervi Natali

Palabras clave:

Ensino-aprendizagem, equações diferenciais, Engenharia Civil, abordagem prática.

Resumen

Visando a modificar o processo de ensino-aprendizagem de equações diferenciais (EDs), que é, geralmente, feito de forma mecânica, puramente algébrica e abstrata, propõe-se a adoção de uma metodologia inovadora na disciplina de Cálculo III, no curso de graduação em Engenharia Civil, na PUC Minas – Barreiro. Tal metodologia parte da demonstração das aplicações práticas de EDs na Engenharia Civil, através de situações-problema reais e significativas. Utilizando Roteiros de Estudos das respectivas situações, os estudantes devem desenvolver protótipos que reproduzam tais problemas, valendo-se de três métodos distintos: resolução analítica das EDs, método experimental e método computacional. De forma geral, observou-se que, com essa proposta metodológica, que os estudantes passam a ser sujeitos ativos no processo de ensino-aprendizado de EDs, que se tornou mais descomplicado e menos enfadonho e mecanizado.

Publicado

2018-08-30