PERCEPÇÕES DOS ALUNOS NA UTFPR-DV ACERCA DO ENSINO DE CÁLCULO NA ENGENHARIA FLORESTAL
Palabras clave:
Ensino de cálculo, Engenharia Florestal, metodologias de ensino.Resumen
Este artigo relata uma investigação realizada com alunos do curso de Engenharia Florestal da UTFPR-DV, Paraná, visando a analisar aspectos do ensino de cálculo nesse curso e sinalizar possíveis caminhos para aperfeiçoar os processos de ensino-aprendizagem, possibilitando diminuir a retenção e a evasão dos alunos. Foram analisadas respostas aos questionários aplicados, permitindo constatar que, entre os recursos educacionais mais frequentemente empregados, encontra-se o uso de apostilas, materiais impressos e realização de listas de exercícios, configurando um ensino bastante tradicional. As análises indicaram as motivações dos alunos para a escolha do curso e da instituição; apontaram para uma boa relação entre aluno e professor e a existência de defasagem na aprendizagem de conteúdos matemáticos nas etapas anteriores de escolarização. Verificou-se, ainda, que não são realizadas abordagens do Cálculo conectadas ao exercício profissional do engenheiro, o que seria alternativa para minimizar os problemas detectados.Descargas
Publicado
2018-08-30
Número
Sección
Artigos