PERCEPÇÕES DOS ALUNOS NA UTFPR-DV ACERCA DO ENSINO DE CÁLCULO NA ENGENHARIA FLORESTAL

Autores/as

  • Renata da Silva Dessbesel Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - campus Dois Vizinhos
  • Mauro Sérgio Teixeira de Araújo Universidade Cruzeiro do Sul

Palabras clave:

Ensino de cálculo, Engenharia Florestal, metodologias de ensino.

Resumen

Este artigo relata uma investigação realizada com alunos do curso de Engenharia Florestal da UTFPR-DV, Paraná, visando a analisar aspectos do ensino de cálculo nesse curso e sinalizar possíveis caminhos para aperfeiçoar os processos de ensino-aprendizagem, possibilitando diminuir a retenção e a evasão dos alunos. Foram analisadas respostas aos questionários aplicados, permitindo constatar que, entre os recursos educacionais mais frequentemente empregados, encontra-se o uso de apostilas, materiais impressos e realização de listas de exercícios, configurando um ensino bastante tradicional. As análises indicaram as motivações dos alunos para a escolha do curso e da instituição; apontaram para uma boa relação entre aluno e professor e a existência de defasagem na aprendizagem de conteúdos matemáticos nas etapas anteriores de escolarização. Verificou-se, ainda, que não são realizadas abordagens do Cálculo conectadas ao exercício profissional do engenheiro, o que seria alternativa para minimizar os problemas detectados.

Biografía del autor/a

  • Renata da Silva Dessbesel, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - campus Dois Vizinhos
    Licenciatura em Matemática pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) (2010); Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER) (2011); Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2016); Mestre em Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) (2013); Aluna do programa de Doutorado em Ensino de Ciências e Tecnologia na UTFPR, campus Ponta Grossa. Atualmente professora do magistério superior na UTFPR campus Dois Vizinhos. Professora no curso de Engenharia Florestal na disciplina de Cálculo A e atuo junto ao Departamento de Educação da mesma Instituição. Temas de interesse: Modelagem Matemática no ensino de Cálculo, Educação Matemática e Educação Especial.
  • Mauro Sérgio Teixeira de Araújo, Universidade Cruzeiro do Sul
    Bacharel (1988) e Licenciado (1996) em Física pelo Instituto de Física da USP (IFUSP), Mestre em Ciências (1991) e Doutor em Ciências (1997) pelo Instituto de Física da USP (IFUSP). Docente e pesquisador no Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, Coordenador do Curso de Especialização em Matemática (presencial) e do Curso de Especialização em Ensino de Matemática (EAD), Membro do Conselho Editorial de Revista de Ensino de Ciências e Matemática. Temas de interesse: Utilização da abordagem CTS/CTSA, Experimentação no Ensino de Física, Modelagem Matemática, Desenvolvimento de valores e atitudes e Educação para a Cidadania.

Publicado

2018-08-30