ESTUDO DE CASO: APLICAÇÃO DE ENSINO HÍBRIDO PARA DIFUSÃO DE ABORDAGENS EMPREENDEDORAS

Autores/as

  • Diane Aparecida Reis Universidade de São Paulo
  • André Leme Fleury Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Ensino híbrido, Ambiente Virtual de Aprendizagem, videoaulas, empreendedorismo.

Resumen

O ensino híbrido (blended learning) é uma modalidade que busca integrar as vantagens do ensino presencial com as novas possibilidades viabilizadas com a adoção de tecnologias que auxiliam nesse processo, de forma a garantir a progressão educacional. Este artigo apresenta os resultados obtidos numa pesquisa que acompanhou uma experiência de aplicação de ensino híbrido, por uma agência universitária de inovação, numa disciplina de graduação, ministrada a 213 alunos, que buscou difundir abordagens focadas em promover o empreendedorismo (Design Thinking, Lean Startup e Business Model Canvas), utilizando de plataforma virtual para atividades e videoaulas, e de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para gerenciamento de conteúdo e atividades. O método adotado foi o estudo de caso, com a aplicação de questionário, visando à avaliação da capacidade do ensino híbrido em estimular o empreendedorismo no Brasil. Os resultados obtidos com a pesquisa evidenciam que os objetivos principais buscados pela disciplina foram atingidos.

Archivos adicionales

Publicado

2018-04-13