APRENDIZAGEM ATIVA: REVISÃO DA LITERATURA POR MEIO DO ENFOQUE META-ANALÍTICO

Autores/as

  • Ronan Cruz Amoras Universidade de Brasília
  • Ari Melo Mariano Universidade de Brasília
  • Patricia Mota Milhomem Universidade de Brasília
  • André Luiz Aquere Universidade de Brasília

Palabras clave:

Aprendizagem ativa, engenharia, enfoque meta-analítico.

Resumen

Nas últimas décadas, a produção científica mundial evoluiu de forma exponencial, isso fez com que o elevado número de publicações se transformasse num problema para a seleção e análise qualificada da literatura para estudos, a fim de propor soluções para dificuldades antigas e novas. O Ensino Superior enfrenta, atualmente, o desafio de manter o interesse do aluno em sala de aula. A aprendizagem ativa surge permitindo que o aluno assuma uma postura mais ativa, na qual ele resolve problemas, desenvolve projetos e, com isso, cria oportunidades para a construção de conhecimento. Muitas pesquisas são realizadas a respeito dessa metodologia, porém, tem-se a necessidade de estudos que consolidem o conhecimento em um modelo integrador que descreva as mudanças do estado da arte. O objetivo deste estudo é apresentar as contribuições e evolução sobre o tema “aprendizagem ativa” para a formação na área de engenharia dos últimos cinco anos (2012-2017). Para alcançar esse objetivo, foi realizada a abordagem enfoque meta-analítico, que compreende as principais leis da bibliometria. A pesquisa foi realizada na base de dados Web of Science, com o resultado de 635 artigos. Os resultados contribuem na apresentação de um mapa conceitual integrando as principais pesquisas da área, identificando os autores, estudos e abordagens mais relevantes sobre aprendizagem ativa para os cursos de engenharia no período pesquisado e na ampliação de um método de revisão da literatura.

Biografía del autor/a

  • Ronan Cruz Amoras, Universidade de Brasília
    Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (2014). Especialização em Planejamento, Gerenciamento e Execução de Obras pelo Instituto Nacional de Cursos (2018). Especialização em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo (2017). Mestrando pela Universidade de Brasília (2016) em Construção Civil. Atuou como  Assistente de Pesquisa em Estudos das Modelagens de Processos Integrados - Projeto MAPROEx que promove um estudo logístico, mapeamento e modelagem de processos de negócios do Sistema de Material do Exército Brasileiro (SIMATEx). Atualmente atua como Assistente de Pesquisa Chefe no projeto de pesquisa intitulado “Proposição de um modelo de Gestão do Conhecimento aplicado aos processos do Sistema de Pessoal do Exército Brasileiro (Projeto MAP)”, a ser realizado no Exército Brasileiro. Faz parte do grupo de pesquisa Núcleo de Apoio e Desenvolvimento à Pesquisa (NADESP) e Grupo Lean - Grupo de Estudos e Pesquisas Lean Thinking pela Universidade de Brasília.
  • Ari Melo Mariano, Universidade de Brasília
    Professor/Pesquisador de Engenharia da Produção na Universidade de Brasília (UNB) nas disciplinas de Sistema de Informação, Projeto de Sistema de Produção e Mercadologia Estratégica. É professor do Doutorado de Gestão Empresarial da Universidade San Francisco Xavier, na Bolívia e do Mestrado de Gestão da Informação e Tecnologia, na Universidade Católica do Norte, no Chile. Atua nas áreas de Modelagem por Equações Estruturais, Bibliometria, Negócios Internacionais, Interculturalidade e Tecnologia.
  • Patricia Mota Milhomem, Universidade de Brasília
    Mestranda em Construção Civil na Universidade de Brasília, possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (2016). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: Durabilidade e Patologia das construções; Qualidade de materiais; planejamento e orçamento de obras.
  • André Luiz Aquere, Universidade de Brasília
    Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (1984), mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Engenharia Industrial e Sistemas pela Universidade do Minho (2010). Atualmente é professor adjunto 3 da Universidade de Brasília, com atuação nos Cursos de Graduação em Engenharia Civil e de Engenharia de Produção e no Programa de Pós-graduação em Estruturas e Construção Civil, como orientador de Mestrado e Doutorado. De junho de 2013 a novembro de 2016 exerceu a função de Diretor de Gestão de Infraestrutura da UnB, com a atribuição de implantar e gerir um sistema de gestão da produção e manutenção de infraestrutura civil na universidade. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Projeto de Edifícios, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do processo de projeto de edifícios, estruturas de concreto armado, analise estrutural, engenharia sísmica e dinâmica estrutural.

Publicado

2018-08-30