EMPREGABILIDADE E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DE UNIVERSITÁRIOS SOB A ÓTICA DE COMPETÊNCIAS DE GERENTE DE PROJETOS

Autores/as

  • Ronan Cruz Amoras Universidade de Brasília

Palabras clave:

Ensino, Competências, Mercado, Gestão de projetos, Engenharia

Resumen

Devido ao mercado estar cada vez mais competitivo, torna-se importante a identificação e desenvolvimento de competências específicas no âmbito do indivíduo e da organização. No campo da engenharia, a condução e o gerenciamento de projetos tornam-se ferramentas que exercem grande influência nos resultados da empresa, destacando-se assim o papel do gerente de projetos. Identificar o perfil ideal de um gerente de projetos em um candidato passa a ser considerado uma vantagem competitiva para as empresas. Embora a porcentagem de gerentes de projetos academicamente treinados esteja aumentando, a maioria do grupo atual de gerentes de projetos não tem treinamento de campo ao longo de sua graduação, sendo provenientes em sua grande parte de escolas cuja ementa curricular foca, principalmente, em disciplinas de cálculo e tecnológicas, em detrimento das que abordam os temas de administração e organização da produção. Este trabalho tem como objetivo entender melhor a atual situação do perfil de competências dos alunos de graduação do curso de engenharia civil da Universidade de Brasília. Para isso foram levantadas na literatura 11 competências presentes no perfil de um gerente de projetos e posteriormente realizada uma pesquisa juntamente com alunos de graduação do 7º ao 10º período, através de questionário que avalia o grau de percepção dentre as 11 competências que possam ter sido desenvolvidas ou não durante sua formação, para assim realizar uma análise comparativa. Percebe-se a carência de mais da metade destas competências, levando ao questionamento sobre a forma em que a grade curricular está contribuindo para a formação desses futuros gerentes de projetos. Põem-se em questão a necessidade de revisão e reformulação de seu currículo, em função principalmente da necessidade de adequar ao mercado o perfil dos profissionais que estão sendo formados pela universidade.

Biografía del autor/a

  • Ronan Cruz Amoras, Universidade de Brasília
    Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (2014). Especialização em Planejamento, Gerenciamento e Execução de Obras pelo Instituto Nacional de Cursos (2018). Especialização em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo (2017). Mestrando pela Universidade de Brasília (2016) em Construção Civil. Atuou como  Assistente de Pesquisa em Estudos das Modelagens de Processos Integrados - Projeto MAPROEx que promove um estudo logístico, mapeamento e modelagem de processos de negócios do Sistema de Material do Exército Brasileiro (SIMATEx). Atualmente atua como Assistente de Pesquisa Chefe no projeto de pesquisa intitulado “Proposição de um modelo de Gestão do Conhecimento aplicado aos processos do Sistema de Pessoal do Exército Brasileiro (Projeto MAP)”, a ser realizado no Exército Brasileiro. Faz parte do grupo de pesquisa Núcleo de Apoio e Desenvolvimento à Pesquisa (NADESP) e Grupo Lean - Grupo de Estudos e Pesquisas Lean Thinking pela Universidade de Brasília.

Publicado

2019-09-14