EMPREGABILIDADE E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DE UNIVERSITÁRIOS SOB A ÓTICA DE COMPETÊNCIAS DE GERENTE DE PROJETOS
Palabras clave:
Ensino, Competências, Mercado, Gestão de projetos, EngenhariaResumen
Devido ao mercado estar cada vez mais competitivo, torna-se importante a identificação e desenvolvimento de competências específicas no âmbito do indivíduo e da organização. No campo da engenharia, a condução e o gerenciamento de projetos tornam-se ferramentas que exercem grande influência nos resultados da empresa, destacando-se assim o papel do gerente de projetos. Identificar o perfil ideal de um gerente de projetos em um candidato passa a ser considerado uma vantagem competitiva para as empresas. Embora a porcentagem de gerentes de projetos academicamente treinados esteja aumentando, a maioria do grupo atual de gerentes de projetos não tem treinamento de campo ao longo de sua graduação, sendo provenientes em sua grande parte de escolas cuja ementa curricular foca, principalmente, em disciplinas de cálculo e tecnológicas, em detrimento das que abordam os temas de administração e organização da produção. Este trabalho tem como objetivo entender melhor a atual situação do perfil de competências dos alunos de graduação do curso de engenharia civil da Universidade de Brasília. Para isso foram levantadas na literatura 11 competências presentes no perfil de um gerente de projetos e posteriormente realizada uma pesquisa juntamente com alunos de graduação do 7º ao 10º período, através de questionário que avalia o grau de percepção dentre as 11 competências que possam ter sido desenvolvidas ou não durante sua formação, para assim realizar uma análise comparativa. Percebe-se a carência de mais da metade destas competências, levando ao questionamento sobre a forma em que a grade curricular está contribuindo para a formação desses futuros gerentes de projetos. Põem-se em questão a necessidade de revisão e reformulação de seu currículo, em função principalmente da necessidade de adequar ao mercado o perfil dos profissionais que estão sendo formados pela universidade.