EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS COM O ENSINO DA DISCIPLINA DE PROCESSOS QUÍMICOS NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Palabras clave:
Engenharia de Produção, REUNI, Processos Químicos.Resumen
O baixo desempenho e a consequente evasão de alunos em cursos de engenharia nos leva a refletir sobre o ensino. Engenharia é uma profissão técnica e científica, portanto, exige habilidade e conhecimento. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva refletir sobre experiências adquiridas no ensino da disciplina de Processos Químicos, no curso de Engenharia de Produção. A percepção dos professores foi captada em entrevistas, a partir de questões como: as maiores dificuldades relatadas pelos alunos durante as aulas; as principais deficiências dos alunos percebidas pelos professores; a contribuição do REUNI para com o curso; e a importância e o diferencial da disciplina de Processos Químicos. O estudo concluiu que: as deficiências adquiridas nos ensinos fundamental e médio são refletidas no nível superior, especialmente em cursos que possuem em sua grade curricular disciplinas básicas que envolvem cálculo, como as engenharias; uma forma de amenizar tal problema é a inclusão de uma disciplina de introdução ao curso, a fim de nivelar os alunos no primeiro semestre; os docentes necessitam de preparação pedagógica, especialmente aqueles provindo de cursos de tecnologia e bacharelado; aliar o ensino à prática é de suma importância para uma maior absorção do conteúdo, por parte dos alunos, em disciplinas como Processos Químicos; o Programa Federal REUNI constitui-se, de fato, em um aliado na coibição à evasão de alunos com mau desempenho em cursos de engenharia, além de colaborar com os discentes da pós-graduação, potenciais docentes do ensino superior, com bolsas de estudo de mestrado e doutorado.