EXPERIMENTAÇÃO REMOTA NO ENSINO DE SUPERIOR: LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO NAS ENGENHARIAS MECATRÔNICA E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Autores/as

  • Gabriela Rocha Roque et al. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palabras clave:

Experimentação remota, práticas pedagógicas, ensino superior de engenharias, plataforma Arduino.

Resumen

Este estudo aborda a inserção da experimentação remota na prática do ensino em cursos superiores de engenharia nas áreas da mecatrônica e automação industrial com objetivo de compreender as complexidades pedagógicas deste tipo metodologia. O experimento remoto, baseado na plataforma de desenvolvimento open source Arduino, foi aplicado em disciplinas que envolvem linguagens de programação. Através do experimento, os acadêmicos executaram a programação proposta pelo professor e responderam um questionário direcionado à avaliação de pontos pertinentes a construção do conhecimento. O estudo contempla uma discussão sobre as opiniões dos estudantes a respeito da plataforma sob um olhar pedagógico. Essa tecnologia educacional, no geral, foi vista como um recurso positivo no processo de ensino e aprendizagem para estudantes do ensino superior de engenharias, no entanto, alguns pontos apresentaram necessidade de melhorias.

Publicado

2018-03-17