A utilização do PBL nos cursos de Engenharia do Brasil: uma análise bibliométrica

Autores/as

  • Kamila Vieira No momento, sem afiliação institucional.
  • Vanessa Aparecida Alves Lima Universidade Federal de Rondônia

Palabras clave:

Aprendizagem Baseada em Projetos. Curso de Engenharia. Ensino Superior. Análise Bibliométrica

Resumen

A aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia ativa de aprendizagem que tem como objetivo um processo de ensino-aprendizagem que desenvolva a autonomia na resolução de problemas e estimule o trabalho em equipe, em função do que, várias universidades têm utilizado a metodologia do Project Based-Learning (PNL) em seus currículos cujos resultados têm sido publicados para quantificar e qualificar as melhorias no ensino-aprendizagem. Neste artigo é apresentada uma análise bibliométrica dos trabalhos que vem sendo publicados sobre essas práticas no Brasil, na última década, a fim de conhecer a produção que vem sendo realizada e discutir a congruência das mesmas em relação à teoria da metodologia PBL. Quantificou-se 78 trabalhos para o portfólio e identificou-se que houve aumento significativo dessas produções com o passar dos anos. A maioria dos trabalhos não foi publicada em periódicos e sim nos Anais do COBENGE.

Biografía del autor/a

  • Kamila Vieira, No momento, sem afiliação institucional.
    Bióloga formada pela Universidade Regional de Blumenau (2015). Especialista em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Campus de Joinville (2017). Atua como professora do Ensino Fundamental e Médio e consultora ambiental.
  • Vanessa Aparecida Alves Lima, Universidade Federal de Rondônia

    Doutora e Mestre em Psicologia Escolar (Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - USP, 2005/2000). Especialista em Metodologia de Ensino (Universidade Federal de Rondônia - UNIR/1997). Psicóloga (UNIR/1994).

    Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), atualmente à disposição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Joinville.

Publicado

2019-07-13