BLENDED LEARNING E FLIPPED CLASSROM NO ENSINO DE ENGENHARIA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
Palabras clave:
Ensino, Engenharia, Blended Learning, Flipped Classroom, Análise BibliométricaResumen
O ensino superior em engenharia é fenômeno relevante no desenvolvimento social e econômico o que evidencia a importância de caracterizar e compreender a participação das novas metodologias educacionais como aliadas na construção acadêmica do engenheiro e o comportamento das publicações relacionadas às novas formatações do método de ensinar contemporâneo nesse contexto. O presente estudo abarca conceitos advindos de revisão de literatura sobre os temas, caracterizando a educação em engenharia no Brasil e seu desenvolvimento até o presente, buscando a construção de conhecimentos sobre a utilização dos métodos Blended Learning e Flipped Classroom como meios de incremento do ensino nessa modalidade, modificando a dinâmica aluno professor na busca pelo profissional de engenharia que o mercado espera. A pesquisa quantitativa apresenta uma análise bibliométrica suportada por dados presentes na base Scopus, evidenciando os índices de publicações relacionadas aos temas e a participação da sociedade acadêmica brasileira nesse cenário. Os dados obtidos sugerem que a atuação das engenharias, apesar do aumento na quantidade de publicações, está aquém de outras áreas de conhecimento e revelam a tendência à concentração das produções científicas em determinados países.