Avaliação da proficiência dos alunos de Engenharia De Produção do Enade/2014 por meio da Teoria da Resposta ao Item

Autores/as

  • Olga Maria Formigoni Carvalho Walter Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – PPGEP Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Centro Tecnológico – CTC Campus Universitário – Trindade – Florianópolis – SC Caixa Postal 476 – CEP 88040-900
  • Elisa Henning UDESC/Joinville
  • Andrea Cristina Konrath UFSC
  • Antonio Cezar Bornia UFSC
  • Joseane de Menezes Sternadt UFFS

Palabras clave:

Engenharia de Produção, ENADE, Teoria da Resposta ao Item, Avaliação

Resumen

Este artigo tem como objetivo avaliar a proficiência (desempenho) dos estudantes de Engenharia de Produção, com base na prova do ENADE/2014. A amostra é composta por 15.082 estudantes, e o desempenho foi avaliado por meio da Teoria da Resposta ao Item que permite descrever a relação entre a probabilidade de um indivíduo dar certa resposta a um item e seus traços latentes. Todas as análises foram realizadas no software R. Foi gerada uma escala com o modelo logístico de três parâmetros, na qual foi possível identificar três níveis de desempenho. No nível 1 da escala, as habilidades são voltadas para leitura, interpretação e raciocínio quantitativo. O nível dois, além das habilidades do nível 1, engloba raciocínio lógico, conhecimento interdisciplinar, raciocínio crítico e analítico e capacidade de abstração. Já o nível 3 da escala, que contempla todas as competências e habilidades dos níveis anteriores, é agregado a visão sistêmica. Os resultados apontaram que mais de 74% dos estudantes situam-se abaixo do nível 1 da escala, evidenciando proficiências muito baixas.  O que indica a necessidade de um plano de ação por parte das universidades a fim de melhorar a retenção do conhecimento dos estudantes, para que, no futuro, se formem profissionais competentes nos diversos setores que um Engenheiro de Produção pode atuar.

Publicado

2019-09-14