IMPLEMENTAÇÃO E ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM UM GRUPO DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA QUÍMICA A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS

Autores/as

  • Darlan Pires Dal-Bianco et al. Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Palabras clave:

Metodologias ativas, resolução de problemas, desenvolvimento de competências, graduação, engenharia.

Resumen

Os métodos de ensino e aprendizagem tradicionais, traduzidos por uma postura passiva dos estudantes em sala de aula, já não se mostram mais tão eficazes. O objetivo deste estudo consiste em analisar e comparar, na visão dos discentes, o desenvolvimento de competências, ao cursarem uma disciplina utilizando metodologias ativas, em relação às demais específicas do curso. A pesquisa envolveu 25 estudantes que foram submetidos a aulas expositivas dialogadas, mescladas com princípios das seguintes metodologias ativas: Problematização; Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Aprendizagem Baseada em Casos (ABC), na disciplina “Processos na Indústria de Bebidas”. Esperava-se que o estudante, ao final do estudo, pudesse compreender o benefício do método vivenciado, quando comparado às demais disciplinas específicas do curso, no que diz respeito à participação e aquisição das competências de resolução de problemas, trabalho em equipe, comunicação oral e escrita. A premissa principal foi constatada, principalmente reforçada pelo retorno positivo dos estudantes quanto ao envolvimento e à aquisição de conhecimento.

Publicado

2018-08-30