ELABORAÇÃO DE MODELOS FÍSICOS PARA RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA.

Autores/as

  • Giovanna Luísa Gomes da Paz Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba - MG
  • Simone Rodrigues Campos Ruas Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba - MG

Palabras clave:

metodologia ativa, resistência dos materiais, ensino superior.

Resumen

A disciplina Resistência dos Materiais 1, presente na matriz curricular do curso de engenharia civil e de outras engenharias, apresenta conceitos fundamentais para o entendimento do comportamento das estruturas e de matérias subsequentes, que, muitas vezes, não são visualizados pelos alunos em aulas expositivas e teóricas. De modo a comprovar a melhoria do ensino da disciplina e os benefícios trazidos aos estudantes através do incentivo à participação, este trabalho objetivou analisar a elaboração, por parte dos discentes, de modelos físicos que representassem os fenômenos vistos em aula como alternativa didática. Após a explanação de determinado assunto, foi solicitado aos alunos que apresentassem algum modelo que representasse os efeitos estudados. Tal metodologia de ensino, aliada às aulas expositivas, demonstrou-se válida, conforme a análise do questionário aplicado aos participantes.

Biografía del autor/a

  • Giovanna Luísa Gomes da Paz, Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba - MG
    Técnica em Edificações pelo Instituto Técnico de Barueri, em 2015; graduanda em Engenharia Civil, pela Universidade Federal de Viçosa. Trabalhou com elaboração de projetos arquitetônicos na RC Engenharia Civil S/C LTDA. Assuntos de interesse: resistência dos materiais, concreto, sustentabilidade.
  • Simone Rodrigues Campos Ruas, Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba - MG
    Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa, em 2000; especialização em Segurança do Trabalho, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2006; especialização em Engenharia de Campo – Construção e Montagem, pela Universidade Federal Fluminense, em 2007; e mestrado em Construções Metálicas, pela Universidade Federal de Ouro Preto, em 2003. Trabalhou na área de infraestrutura aeroportuária no Departamento de Aviação Civil e na Agência Nacional de Aviação Civil. Atualmente é professora na Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba, atuando nas áreas de resistência dos materiais, teoria das estruturas, segurança do trabalho e Infraestrutura Aeroportuária.

Publicado

2019-09-14