VANTAGENS DO USO DE SIMULADORES GRÁFICOS NO CURSO DE PROGRAMAÇÃO EM CNC PARA ALUNOS DE ENGENHARIA MECÂNICA

Autores/as

  • Israel Ferreira Alves Universidade Cruzeiro do Sul
  • Juliano Schimiguel Universidade Cruzeiro do Sul
  • Mauro Sérgio Teixeira de Araújo Universidade Cruzeiro do Sul

Palabras clave:

Objetos de aprendizagem, simuladores.

Resumen

O presente artigo apresenta um estudo comparativo envolvendo alunos do quinto ano do curso de Engenharia Mecânica, na disciplina de Fabricação Assistida por Computador. Buscou-se avaliar o desempenho de dezenove alunos que utilizaram, no desenvolvimento de determinado conteúdo, um programa de simulação e visualização gráfica do processo de usinagem, durante o curso de programação em CNC; em seguida, comparou-se o tempo gasto por esse grupo, em relação ao mesmo número de alunos dessa disciplina, do ano anterior, e que não utilizaram esse recurso para desenvolver o mesmo conteúdo. Foram identificadas diversas vantagens no processo educacional decorrentes da aplicação do simulador gráfico, como: a economia de tempo e recursos necessários para a abordagem de conteúdos específicos e não convencionais; uma maior atenção dos alunos às aulas e uma melhor aprendizagem dos conceitos apresentados; e, ainda, um redimensionamento do tempo gasto em cada tópico previsto no programa da disciplina, permitindo a inclusão de assuntos não previstos inicialmente. Além disso, a possibilidade de se utilizar um simulador gráfico permitiu ao aluno explorar situações virtuais extremas, o que dificilmente seria possível em condições reais.

Biografía del autor/a

  • Israel Ferreira Alves, Universidade Cruzeiro do Sul
    Tecnólogo em Projetos - Modalidade Mecânica (1997), Tecnólogo em Processos de Produção - Modalidade Mecânica (2000), ambas pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC-SP. Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cruzeiro do Sul. Local de trabalho: Universidade Cruzeiro do Sul, atividades: Supervisor Técnico de Laboratório, Auxiliar de Ensino, áreas de atuação: Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Mestrando do Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul.
  • Juliano Schimiguel, Universidade Cruzeiro do Sul

    Professor Doutor do Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul. Títulos: Bacharelado em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999), Mestrado (2002) e Doutorado (2006) em Ciência da Computação pela Unicamp. Local de Trabalho: Universidade Cruzeiro do Sul. Atividades: Editor Chefe da Revista REnCiMa, Coordenador do NUTTEC, Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu do MBIS e da Engenharia de Websites. Prêmios: Top Papers CIESC2009 Conference and inviting to submit paper for a Special Edition of the CLEI Electronic Journal, Mérito Acadêmico pela Excelente Avaliação Docente obtida em 2008 na Universidade Cruzeiro do Sul, Professor orientador de aluno 5º Lugar entre os Students Partners Microsoft, na América Latina (2008), Membro do CONSEPE-UNICSUL, Professor Representante do CETEC (2007), Professor Orientador em Célula Acadêmica Microsoft 4º Lugar entre as mais Ativas no Brasil (2006), The Top 10 Most Popular Papers from ACM's Refereed Journals and Conference Proceedings Downloaded in April 2006. Áreas: Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem, Objetos de Aprendizagem, TICs Aplicadas no Ensino-Aprendizagem, Jogos Educativos.

  • Mauro Sérgio Teixeira de Araújo, Universidade Cruzeiro do Sul
    Professor Titular e pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e do Grupo de Apoio a Avaliação Institucional (GAAVI). Coordenador do Curso de Especialização em Matemática (modalidade presencial) e do Curso de Especialização em Ensino de Matemática (modalidade EAD). Editor Assistente da Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa).

Publicado

2014-02-19

Número

Sección

Artigos