ASPECTOS RELEVANTES DO “CONCURSO III - TORRE DE PALITOS DE MADEIRA” NA FORMAÇÃO DO DISCENTE DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

Autores/as

  • Fernando Júnior Resende Mascarenhas Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Anderson de Oliveira
  • Everaldo Bonaldo PUC Minas

Palabras clave:

Metodologias de aprendizagem, Ensino de engenharia, Competições universitárias.

Resumen

Com o intuito de desenvolvimento de metodologias de aprendizagem que tornem o ensino da Engenharia Civil mais dinâmico, atrativo e prático, competições universitárias estão sendo desenvolvidas. O “Concurso III – Torre de palitos de Madeira” promovido pela PUC Minas é um exemplo da aplicação da metodologia. O objetivo do concurso é a competição entre trios de estudantes, dois alunos da universidade e um aluno do ensino médio, na execução e rompimento de uma torre de palitos de picolé seguindo inúmeros critérios estabelecidos em edital. Para a confecção do projeto, informações e conhecimentos adquiridos em algumas disciplinas, tais como Desenho Arquitetônico, Resistência dos Materiais e Estática das Estruturas, são fundamentais; ficando evidente a interdisciplinaridade que surge desse tipo de competição. O concurso promoveu experiências distintas daquelas do ambiente de classe. A capacidade de resolver desafios e raciocínio analítico foi desenvolvida nos participantes, além do desenvolvimento do trabalho em equipe, organização e a capacidade de questionar. Percebe-se também que esta sistemática é uma ferramenta de criação de profissionais motivados e inovadores.

Biografía del autor/a

  • Fernando Júnior Resende Mascarenhas, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
    Estudante de Pós-Graduação (Mestrado) em Engenharia de Estruturas na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com bolsa de estudos CAPES. Engenheiro Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em 2016. Participou de dois períodos sanduíches com Bolsa de Estudos, durante a Graduação. Primeiro, ex-aluno do Programa Ciências sem Fronteiras (CsF), financiado pela CAPES e estudou na University of Toronto, no Canadá, durante 16 meses, entre setembro de 2013 e dezembro de 2014. Segundo, ex-aluno do Emerging Leaders in America Program (ELAP), financiado pelo CBIE e fez pesquisa na Memorial University of Newfoundland, no Canadá, durante 5 meses, entre janeiro e maio de 2016. Ambos os períodos de intercâmbio totalizaram 21 meses (1 ano e 9 meses). Atuou como monitor de 9 (nove) disciplinas durante o curso, bem como participou, no Brasil e no Canadá, de Projetos de Iniciação Científica. Possui 2 capítulos de livro publicados em inglês; 2 artigos, um em inglês e outro em português, em periódicos e 9 artigos publicados em inglês e português em anais de congressos nacionais e internacionais.

Publicado

2019-09-14