Planta didática termosolar para estudo em energia renovável com aplicações em: modelagem, simulação e controle

Autores/as

  • Matheus Oliveira de Brito Universidade Federal da Bahia
  • Marcus Vinicius Americano da Costa Filho Universidade Federal da Bahia
  • Iuri Muniz Pepe Universidade Federal da Bahia

Palabras clave:

Energia Solar, Educação na engenharia, Planta Didática, Modelagem, Simulação, Controle

Resumen

Este trabalho propõe uma planta termosolar didática para estudos de modelos, simulações e controle de processos. Além da estrutura física da planta, foram desenvolvidos alguns instrumentos para o sensoriamento de grandezas físicas importantes, tais como irradiância solar e o estado da válvula de controle. Um dos objetivos deste trabalho é oferecer um ambiente de estudo que aproxima os fundamentos teóricos de ensino à realidade industrial, uma filosofia primordial para a área de educação na engenharia. A planta termosolar permite analises e aplicações em modelagem, simulação e controle por meio dos softwares Matlab/Simulink e Labview. Um estudo de caso é apresentado de forma a demonstrar as funcionalidades do sistema proposto, sendo esta uma aplicação de controle com erro máximo observado menor que 0.2%.

Biografía del autor/a

  • Matheus Oliveira de Brito, Universidade Federal da Bahia

    Formado em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal da Bahia; Mestrando em Engenharia Mecatrônica pela UFBA. Áreas de interesse: controle, modelagem e simulação de processos

  • Marcus Vinicius Americano da Costa Filho, Universidade Federal da Bahia

    Possui graduação em Engenharia Elétrica com habilitação em eletrônica, mestrado em Engenharia Elétrica, doutorado, pós-doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas e pós-doutorado no Departamento de Engenharia Química e Biomédica da Universidade do Sul da Flórida, Estados Unidos. Tem experiência nas áreas de Engenharia Econômica e de Engenharia de Controle e Automação, com ênfase em Controle Preditivo, Modelagem, Simulação e Otimização de Processos. Trabalha em pesquisa e aplicação de controle e automação de processos. Desenvolve modelos matemáticos e sistemas de controle para os processos da indústria do etanol, energia solar e outros sistemas de energia renovável. Atua no desenvolvimento de simuladores voltados às áreas do ensino acadêmico e da indústria. Foi Vice-Coordenador e Coordenador do Curso de Graduação de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal da Bahia - UFBA; Assessor Chefe da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e Membro do Comitê Gestor do Parque Tecnológico da Bahia. Atualmente, é Professor do Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Mecatrônica (PPGM-UFBA) e Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial (PEI-UFBA).

  • Iuri Muniz Pepe, Universidade Federal da Bahia
    Graduado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1985), mestrado em Física da Matéria Condensada pelo IF-UFBA (1989), mestrado em Física Nuclear na Université Catholique de Louvain (1992) e doutorado em Física Nuclear na Université Catholique de Louvain (1995). Estágio de Pós Doutorado no Fermilab ? USA (1996) trabalhando no experimento de colisão de feixe de prótons em alvo fixo E-831 FOCUS, Estágio de Pós-Doutorado no LPCC College de France ? Paris (2001) trabalhando no Observatório de Raios Cósmicos Pierre Auger, Estágio de Pós Doutorado no CIEMAT ? MADRID (2008 e 2009) trabalhando no experimento de Física de Neutrinos Doublé Chooz. Atualmente é professor Associado IV do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia, responsável pelas atividades experimentais em Física do Estado Sólido ? Espectroscopia Ótica de Semicondutores, Óxidos, Novos Materiais e Materiais Nano-estruturados, Instrumentação Científica e Industrial. Está colaborando com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) no Observatório Pierre Auger de Raios Cósmicos e no Projeto Neutrinos Angra. Tem expertise nas áreas: Física de semicondutores e Espectroscopia Ótica, Instrumentação Científica, Instrumentação para o Ensino de Física e Instrumentação Industrial, Sensores e Detectores.

Publicado

2019-08-01