SELEÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO PARA PROCESSOS DE USINAGEM, BASEADA EM PROGRAMAS DE GRADUAÇÃO BRASILEIROS E ESTRANGEIROS

Autores/as

  • Felipe Ribeiro Toloczko Universidade de São Paulo
  • Maria Clara Coimbra Gonçalves Universidade de São Paulo
  • Emilio Carlos Baraldi Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Ensino, Engenharia, Usinagem, Processos de manufatura, Metodologias ativas

Resumen

Para se adequarem às exigências do mercado, as indústrias necessitam empregar profissionais que dominem as técnicas de fabricação e estejam capacitados a realizar esses processos com qualidade. Visto isso, almeja-se com este artigo estudar como as instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras treinam esses futuros profissionais para atuar no mercado, tanto na parte teórica quanto prática, especificamente no ensino dos processos de fabricação por usinagem. Com base nas informações obtidas, uma técnica é proposta para a seleção de diferentes metodologias de ensino de modo a fornecer um instrumento orientado na preparação de aulas. O método é constituído por um mecanismo de escolha fundamentado em tabelas e um fluxograma. Por fim um exemplo é criado com a finalidade de demonstrar a aplicação, recomendações e particularidades no desenvolvimento do plano de aula.

Biografía del autor/a

  • Felipe Ribeiro Toloczko, Universidade de São Paulo

    Possui graduação em Mecânica - Modalidade Processos de Produção pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2010) e Mestrado em Ciências na Área de Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente cursa Doutorado em Ciências na Área de Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo no departamento de Engenharia de Fabricação.

  • Maria Clara Coimbra Gonçalves, Universidade de São Paulo

    Possui graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2016). Atualmente cursa mestrado em Engenharia Mecânica na área de Projeto e Fabricação na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

  • Emilio Carlos Baraldi, Universidade de São Paulo
    Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UMC (1989), mestrado em Engenharia Automotiva pela Universidade de São Paulo (2006), MBA pela FIA (2009) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2017). Atualmente é pós-doutorando pela Universidade de São Paulo no CEA.

Publicado

2019-09-14