O ENSINO DE BIM NA DISCIPLINA PROJETO ARQUITETÔNICO

Autores/as

  • Juscelina Rosiane Ferreira Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Matheus Philippe Corcini Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Hugo Penna Aleixo

Palabras clave:

BIM, ensino, projeto, interdisciplinaridade

Resumen

A exigência cada vez maior do mercado por mais qualidade e menor prazo de entrega tem provocado grandes mudanças no setor de projetos. A Modelagem da Informação da Construção, conhecida como tecnologia BIM (Building Information Modeling) vem sendo cada vez mais utilizada por escritórios de arquitetura e engenharia. Essa tecnologia envolve o gerenciamento de informações, desde a fase inicial de projeto, criando um modelo digital que abrange todo o ciclo de vida da construção. Entretanto, sua inserção nas universidades ocorre de maneira lenta devido a alguns desafios, como novos métodos de ensino, deficiência de materiais didáticos, dificuldades de encontrar docentes preparados, custo das plataformas, necessidade de alteração do projeto pedagógico do curso, entre outros. Diante dessas dificuldades, os projetos de extensão podem ser uma ferramenta acadêmica poderosa para estimular e direcionar o aprendizado dos alunos. O presente artigo mostra os resultados do projeto de extensão desenvolvido na Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade João Monlevade, que teve como objetivo apresentar a tecnologia BIM, através do software da Autodesk Revit, aos alunos do curso de Engenharia Civil durante a disciplina de Projeto Arquitetônico. Ao final do projeto, houve uma avaliação positiva, demostrando um incremento da capacidade criativa do aluno, o melhor entendimento do sistema estrutural da edificação e a interação com outras disciplinas.

Publicado

2019-09-14