A RELEVÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE O TÉCNICO-CIENTÍFICO E O SOCIOPOLÍTICO SEGUNDO A MALHA DE DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

Autores/as

  • Maria Lucia Guilherme Borba Universidade de São Paulo
  • Monica Ferreira do Amaral Porto Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Ensino da Engenharia, gestão de águas pluviais e drenagem urbana, técnico-científico e sociopolítico.

Resumen

O objetivo deste artigo é um estudo da importância dada à incorporação de temas sociopolíticos na malha de disciplinas dos cursos de graduação em Engenharia Civil, no Brasil. A premissa que levou a esse estudo é a constatação da insuficiência das soluções técnicas em drenagem de águas pluviais implantadas na cidade de São Paulo, para o enfrentamento das consequências de eventos críticos, como inundações, e nas quais a incorporação do sociopolítico no planejamento e execução das obras poderia contribuir para aumentar a sua eficácia. A atenção volta-se, então, para a formação em Engenharia Civil e como esta se aparelha para incorporar as complexidades do sociopolítico, abrindo espaço para uma abordagem multidisciplinar. O estudo revela que as disciplinas que abrangem o sociopolítico estão presentes nos cursos de graduação em Engenharia Civil. Entretanto, ainda que vários trabalhos de conclusão do curso procurem introduzir temas relativos ao sociopolítico, em sua grande maioria, trata-se de trabalhos preparados individualmente, o que pode prejudicar a discussão e a pesquisa sobre a relação entre o técnico-científico e o sociopolítico, dificultando uma abordagem multidisciplinar. Esta facilitaria a reflexão e a incorporação das complexidades do sociopolítico nos trabalhos de conclusão do curso, formando e motivando os futuros profissionais da Engenharia Civil para enfrentá-las.

Biografía del autor/a

  • Maria Lucia Guilherme Borba, Universidade de São Paulo

    Instituto de Energia e Ambiente - IEE

    PROCAM - Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental.

    Minha área: gestão da água urbana.

    Socióloga. Possui Título de Bacharel em Ciências Sociais (1967) pela Pontifícia Universidade Católica do Peru e Licenciatura (curta - 1969) em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo / USP. Possui Título de Mestre (MSc) em Ciência Ambiental (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental - PROCAM do Instituto de Energia e Ambiente – IEE/USP. É aluna do Doutorado (PhD) do mesmo Programa. A metodologia da pesquisa do Mestrado foi agraciada com o Prêmio Mário Covas em Inovação na Gestão Pública (2009). Experiência profissional como socióloga nas áreas de gestão compartilhada da água urbana e dos recursos hídricos. De 1986 a 2006 foi membro da equipe profissional do IRC Water and Sanitation Centre, em Haia, Holanda

  • Monica Ferreira do Amaral Porto, Universidade de São Paulo

    Escola Polítécnica

    Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária.

    Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica pela Universidade de São Paulo  (1978), mestrado em Engenharia Civil [Sp-Capital] pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Engenharia Civil [Sp-Capital] pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é Professora Titular da Universidade de São Paulo e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Exerce o cargo de Vice-Chefe do Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da EPUSP. Exerce o cargo de Diretor Presidente da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica - FCTH. Foi presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos e diretora da International Water Resources Association. Tem experiência na área de Recursos Hídricos, com ênfase em Qualidade da Água, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade da água, gestão integrada de recursos hídricos, gerenciamento de recursos hídricos, gestão de recursos hídricos e qualidade da água.

Publicado

2014-02-19

Número

Sección

Artigos