EXPERIMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE MECÂNICA DOS SÓLIDOS NA ENGENHARIA
Palabras clave:
Mecânica dos Materiais, Aprendizagem significativa, Ensino de engenharia, Aulas práticasResumen
No ensino de Mecânica dos Sólidos nos cursos de graduação em Engenharia, tradicionalmente os conteúdos são trabalhados teoricamente, com o uso de listas de exercícios, o que torna maçante a disciplina e favorece a aprendizagem mecânica. Nesta área pouco se utiliza materiais didáticos ou aulas com metodologias ativas. Tendo em vista uma aprendizagem significativa dos acadêmicos de engenharia, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um produto educacional para atividades experimentais na disciplina de Mecânica dos Sólidos de modo a favorecer o uso de metodologias ativas na abordagem deste conteúdo. Neste artigo é apresentada uma breve base teórica, o desenvolvimento do produto educacional, sua construção e validação, e as considerações sobre o potencial didático/experimental do mesmo aplicado ao ensino de engenhariaDescargas
Publicado
2021-08-02
Número
Sección
Artigos