CONTEXTO HISTÓRICO, ECONÔMICO E POLÍTICO DA ENGENHARIA NO BRASIL: DO SÉCULO XVIII AO SÉCULO XXI

Autores/as

  • Adriana Maria Tonini UFOP/CEFETMG

Palabras clave:

Formação, engenharia, tecnologia, políticas públicas.

Resumen

No Brasil e no mundo, o progresso tecnológico e o crescimento econômico de um país dependem da formação em engenharia. Nesse sentido, justifica-se a necessidade de investigações que alinhavem algumas interações entre essa área profissional e as políticas educacionais do ensino superior, em especial, dos cursos de engenharia. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar o contexto histórico, econômico e político do curso de Engenharia, tentando explicar como este sempre esteve relacionado ao sistema de produção econômica do país e ao desenvolvimento geoeconômico e político que vem simultaneamente atrelado a novas perspectivas de formação nessa área.

Biografía del autor/a

  • Adriana Maria Tonini, UFOP/CEFETMG

    Professora, Doutora, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Email:

    DPPG- Departamento de Pesquisa e Pós Graduação - Mestrado Em Educação Tecnológica

Publicado

2014-02-19

Número

Sección

Artigos