ESTRESSE EM ESTUDANTES DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Autores/as

  • Nathalia Cristtina Costa da Silva
  • Skarlat Ohara Dias Franco
  • Carlos Raphael Araújo Daniel
  • Tácito Torres Neto
  • Maria do Socorro Ferreira dos Santos Universidade Federal do Piauí (UFPI) Centro de Tecnologia (CT) Curso de Engenharia de Produção

Resumen

As universidades têm papel fundamental na formação intelecto social dos jovens, bem como na sua preparação para o mercado de trabalho. O ingresso em um curso superior traz consigo as expectativas desses alunos com relação a sua formação e curso, também traz angústias, ansiedade, inseguranças e, principalmente, estresse, que podem perdurar toda a graduação. Nesse sentido, o presente trabalho busca identificar os fatores que provocam o estresse nos discentes de Engenharia de Produção da UFPI. Quanto aos aspectos metodológicos, este estudo caracteriza-se quando à natureza como básica, de cunho descritivo, quanto a forma de abordar o problema é quali-quantitativa, se classifica como um estudo de caso e utilizou dois questionários: um questionário sociodemográfico e a Escala de Estresse Percebido – PSS-10. Os resultados mostraram que o curso apresenta uma média percepção de estresse, sendo demonstrado pela análise estatística que as variáveis Gênero, moradia, atividades realizadas fora do ambiente acadêmico, transição do ensino médio e prazo de entrega dos trabalhos são consideradas preditoras de estresse para o curso. Assim, entende-se que novas pesquisas devem ser realizadas, considerando outras situações possivelmente estressoras no que diz respeito aos cursos de Engenharia, já que o tema é pouco abordado nessa área.

Biografía del autor/a

  • Maria do Socorro Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Piauí (UFPI) Centro de Tecnologia (CT) Curso de Engenharia de Produção

    Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2003), Graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual da Paraíba (2003), Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2013), Avaliadora de curso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP.

Publicado

2021-08-02