A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NAS ÁREAS DE STEM (SCIENCE, TECHNOLOGY ENGINEERING AND MATHEMATICS)

Autores/as

  • Mariana Tonini de Araújo UFRGS
  • Adriana Maria Tonini CNPq

Palabras clave:

STEM, Meninas e Mulheres na Engenharia, Mulher e Ciência, CNPq.

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar dados sobre a participação feminina nas áreas de STEM. Apesar de a presença de mulheres na ciência ter aumentado de forma global, ainda há uma sub-representação delas no sistema científico e tecnológico e um pequeno número de mulheres em determinadas áreas ou subáreas do conhecimento, por exemplo, nas ciências exatas e engenharias. Desse modo, é preciso incentivar crianças e jovens para as carreiras científicas, e o Estado Brasileiro tem papel fundamental de fomentar ações para que as meninas possam ter contato com a ciência, tecnologia e inovação desde os ciclos mais básicos da educação. A fim de induzir o aumento de mulheres nas carreiras de STEM, algumas iniciativas foram implementadas no Brasil, entre as quais se destacaram as executadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq desde 2005, quando houve a criação do Programa Mulher e Ciência. Assim, espera-se que ações como essas possam se transformar em uma política pública que visa a reduzir a segregação horizontal e vertical das mulheres nas áreas STEM.

Publicado

2020-04-13