4º PROMOVENDO O ENSINO EM ENGENHARIA POR MEIO DA INTERDISCIPLINARIDADE: DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA O ENSINO DE MECÂNICA DOS SOLOS

Autores/as

  • Cádmo Dias
  • Amanda Bastos
  • Christine Oliveira
  • Rafael Couto
  • Viviane Dias
  • Everaldo Bonaldo

Palabras clave:

Métodos de Ensino e Aprendizagem. Relação professor-aluno. Interdisciplinaridade. Métodos computacionais aplicados à Engenharia. Mecânica dos Solos.

Resumen

As transformações ocorridas no mundo atual, em especial às ligadas ao constante desenvolvimento de tecnologia e aplicação de meios eletrônicos, interferem diretamente na maneira de vida das pessoas. Nesse contexto, necessidade de uma reformulação do ensino para adequação às novas gerações de estudantes universitários é tema de maior relevância. Entretanto, pode ocorrer um problema de compatibilidade devido ao fato de que os atuais professores, em sua maioria, são formados em um tempo em que a internet e as informações rápidas e práticas não estavam à disposição de todos. Apresentando-se como outra questão a ser resolvida, a interdisciplinaridade pode ser utilizada, também, como meio solucionador da primeira problemática, vez que o considerável crescimento de softwares e programas para Engenharia tem dominado cada vez mais e aparecido no setor industrial da mesma. O trabalho em questão busca aplicar a interdisciplinaridade no meio acadêmico, relacionando disciplinas de programação para Engenharia e Mecânica dos Solos, a fim de criar um programa que classifica os tipos de solo e informa as respectivas características, de acordo com as classificações HRB e USC, que são assuntos de qualquer curso de Mecânica dos Solos. Dessa forma, o presente trabalho busca tornar o ensinamento da matéria mais lúdico e prático, além de apresentar um breve contexto no qual a relação entre Ensino e Aprendizagem se encontra no mundo atual. Conclui-se que há a necessidade da aplicação dos avanços tecnológicos para melhorar a comunicação entre professor e aluno. Além disso, a interdisciplinaridade é uma estratégia que contribui para superar os desafios impostos pela nova geração de alunos aos professores.