7º LINUSBOT: EDUCAÇÃO ATIVA NA FORMAÇÃO EM ENGENHARIA

Autores/as

  • Danilo Pinto
  • Ana Paula Zampier
  • Bruna Delgado
  • David Knop
  • Heitor Servo
  • Joyce Oliveira
  • Luis Arthur Novais
  • Pedro Paulo Sarmento
  • Thiago Ribeiro

Palabras clave:

Metodologias ativas, LinusBot, Desafio de robôs, Seguidor de linha, Educação em engenharia

Resumen

Mediante a necessidade de que engenheiros estejam em constante processo de atualização e devido à velocidade de desenvolvimento de novas tecnologias, observa-se a importância de uma sólida formação básica. Entretanto, observa-se que muitos ingressantes nos cursos de engenharia encontram-se desestimulados devido à intensa carga horária de matérias básicas sem a devida contextualização. O Programa de Educação Tutorial da Engenharia Elétrica (PET-Elétrica) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) criou o projeto LinusBot, que capacita os ingressantes do curso de Engenharia Elétrica para participar de uma competição de robôs do tipo seguidor de linha. Utiliza-se a metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (Project Based Learning). Nesse artigo, apresentam-se as etapas do projeto e os resultados obtidos com as edições de 2017.