A PERCEPÇÃO DA MONITORIA COMO ELEMENTO DE FORTALECIMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NA ÁREA DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES

Autores/as

  • Brunoo Cavalcante Mota Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Heber Lacerda de Oliveira Universidade Federal do Ceará

Palabras clave:

docência, monitoria, aprendizagem, engenharia civil

Resumen

Durante a educação superior, a troca de saberes e experiências é evidenciada a partir do desenvolvimento de estratégias dialógicas para a construção de conhecimentos entre pares, permitindo que discentes e docentes sintam-se responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem. No contexto dessa formação, a monitoria acadêmica ganha relevância. Nesse âmbito, durante as disciplinas ofertadas pelo Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC), são desenvolvidas uma série de atividades com os discentes por meio do Programa de Iniciação à Docência. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é avaliar a percepção dos discentes monitorados no curso de Engenharia Civil em relação às atividades de monitoria, no qual, por meio de um questionário, os alunos permeiam entre a discordância total e a concordância total em oito afirmativas sobre o processo em questão. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos consideraram a monitoria como meio de fortalecimento do ensino e que ela exerceu impacto positivo no decorrer da disciplina.

Biografía del autor/a

  • Brunoo Cavalcante Mota, Universidade Federal do Ceará
    Mestrando em Engenharia de Transportes pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (PETRAN), do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Heber Lacerda de Oliveira, Universidade Federal do Ceará
    Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (DET/UFC). Atualmente, é Vice Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará.

Publicado

2021-12-08