GESTÃO DO CONHECIMENTO ENTRE OS ATORES DO CURSO DE GRADUAÇÃO
Palabras clave:
Índice de reprovação, Gestão do conhecimento, Fatores críticos de sucessoResumen
A reprovação no ensino superior tem sido considerada fator preponderante para a retenção e evasão de discentes no Brasil, gerando consequências no curto, médio e longo prazo em todo o sistema educacional. A falta de interesse do discente, deficientes métodos de ensino para aprendizagem, lacunas de conhecimento entre o ensino médio e superior, fatores tácitos relacionados com o psicológico e emocional tanto do aluno quanto do docente, dentre outros, tem sido apontadas como possíveis causas. O presente trabalho propõe a implementação da gestão do conhecimento entre os atores de um curso de graduação visando a redução do índice de reprovação nas disciplinas alvo. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, na qual os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários direcionados aos atores diretamente envolvidos nas disciplinas alvo: discentes, docentes e coordenação. Como resultado destacam-se a implementação do ciclo do conhecimento e a explicitação de fatores críticos de sucesso e insucesso para aproveitamento nas respectivas disciplinas. Sugere-se o desenvolvimento constante de práticas de gestão do conhecimento no ecossistema dos cursos de graduação para a redução dos índices de reprovação.